No curso da infecção pelo HBV, na maioria do indivíduos, circulam dois antígenos, o HBsAg e o HBeAg. Os antígenos estimulam a resposta imune na pessoa infectada resultando na circulação de três anticorpos, o anti-HBc (IgM e IgG), o anti-HBe e anti-HBs. São os marcadores sorológicos da infecção.
As mães que tiveram o resultado positivo para o HBsAg e seus recém-nascidos eram submetidos à investigação sorológica de outros marcadores virais de hepatite B: o anti-HBc IgM, anti-HBc total, HBeAg, anti-HBe e anti-HBs.
As doenças infecciosas podem colocar em risco sua gravidez, afetando a saúde do seu bebê. A hepatite B é uma destas doenças e pode ter consequências muito sérias se não diagnosticada a tempo. Esta doença consiste na inflamação do fígado provocada por um agente infeccioso, o vírus da hepatite B (HBV).
Entre o tratamento da hepatite B aguda na gravidez está incluso o repouso, hidratação e dieta livre de gorduras para ajudar na recuperação do fígado e evitar a contaminação do bebê, além disso, o médico pode sugerir vacinas e imunoglobulinas.
Marcadores de triagem da infecção