Paulo está dentro de um navio em direção a Roma sendo levado preso até César. Veja o que Paulo diz: Senhores: vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. (V.10).
- Estude a Bíblia começando de Gênesis pelo celular em vídeo-aulas (clique aqui)
Em 2 Coríntios 11:32-33 vemos que Paulo teve de sofrer a humilhação de ser içado por uma janela de uma muralha como se fosse um criminoso fugitivo, a fim de escapar do apetite voraz de governantes injustos que queriam a sua cabeça.
Neste ponto da narrativa, Paulo aconselha contra a viagem marítima que eles estavam prestes a fazer, prevendo as dificuldades que enfrentariam. Sua inquietação era baseada em sua compreensão das condições perigosas da navegação naquela época do ano. No entanto, suas preocupações não foram ouvidas, e o navio partiu, levando a uma série de desafios que culminaram em um naufrágio.
" title="QUER RECEBER ESTUDOS BÍBLICOS GRATUITOS EM SEU E-MAIL?
" />Deus está mais preocupado em cuidar de você, de sua mente, de seu coração. O navio pode quebrar, a casa pode quebrar, o carro pode quebrar, as coisas podem até ir embora, mas a sua vida será preservada.
Paz irmao Alessandro,fico mais feliz por esta palavra ter abençoado a sua vida. É bastante comum sentir vergonha de falar em público, este na verdade é um dos maiores medos que as pessoas costumam ter, além de outros, como medo de morrer medo de altura, medo de lugares fechados, fobia social,etc….mas eu tenho uma boa nova para ti, como me pediu uma dica, enviarei para ti um material que poderá te ajudar bastante nesta caminhada. Fica na paz!
- Públio, o homem principal da ilha, hospedou Paulo e seus companheiros por três dias. Paulo curou o pai dele e muitos outros habitantes de Malta (28:7-10)
c) Coisas do navio – são as coisas e doutrinas da Obra. O clamor pelo sangue de Jesus, as experiências, meios de graça, etc.
Só que lá no verso 10, vocês podem perceber que o Centurião não ouve Paulo, ele prefere dar credito ao piloto e ao mestre do navio.Logo, eles prosseguem viagem e logo mais a frente eles passam por uma tempestade e ficam desesperados e começam a lançar da popa 4 ancoras e oravam para que amanhecesse e nesse tempo os marinheiros quiseram fugir do navio , mas Paulo vem com outra direção de Deus.
b) Em tábuas – as tábuas para fabricação dos navios não eram tábuas de madeira qualquer, eram tábuas preparadas. As tábuas falam em seguir as orientações da Obra, dos pastores, ungidos, diáconos. servos preparados, usados pelo Senhor.
- Paulo convocou os líderes judeus em Roma e explicou que ele foi preso por causa de sua fé na esperança de Israel. Eles decidiram ouvir mais (28:17-22)
- Enquanto o navio foi levado pelo vento, eles jogaram fora muitas coisas, temendo a possibilidade de naufrágio nas areias movediças da Sirte, a costa africana entre Cartago e Cirene (27:16-19)
Em Atos 21:27-31 mais uma vez os judeus fazem uma grande confusão por deduzirem que Paulo teria profanado o templo levando um grego (Trófimo) até lá. Eles incitam as pessoas e Paulo é arrastado para fora do templo, espancado e quase é morto pela multidão.
St Pawl Bay – É uma vila localizada no norte de Malta. Seu nome refere-se ao naufrágio do navio em que estava o apóstolo Paulo. Segundo a Bíblia, Paulo teria introduzido a fé cristã aos malteses. Das margens do bairro pode-se avistar a pequena ilhota onde Paulo e os demais passageiros do barco de salvaram após o naufrágio. No local foi construída uma estátua em homenagem ao apóstolo. Aliás, um passeio interessante é ir de barco até próximo dessa ilhota.
Oh glória, que bom que te abençoou, este é o propósito aqui ,abençoar a todos com a Palavra de DEUS através dos estudos bíblicos. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Abraço querido, irmao, paz sobre tu e toda a sua casa.
Há momentos na vida do homem em que ele precisa tomar uma decisão. O lugar de dois mares fala desse momento, uma necessidade de se escolher entre servir ao Senhor ou a esse mundo. Enquanto o senhor quer nos abençoar, o adversário quer nos prender a este mundo (fixa a proa) e nos destruir, tirando nossa bênção (popa abrir-se com a força das ondas).
1. Descreva o naufrágio de Paulo e de seus companheiros, notando especialmente como o centurião e outras pessoas no navio acreditavam nas palavras de Paulo.
Mdina – Mdina foi fundada pelos fenícios em 700 a.C. É uma cidade cheia de muralhas e chama a atenção as inúmeras ruas estreitas de pedras e os prédios muito bem conservados, com aquele ar de cidade antiga, parada no tempo. Mas também vemos o vai-vem de turistas de todo o mundo circulando pelas vielas que se abrem para praças largas, com lojas de artesanatos e restaurantes.