A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso. Substâncias líquidas podem ser vaporizadas por ebulição, que tem como condições pressão e temperatura para sua ocorrência, e evaporação, que não depende diretamente da temperatura nem da pressão. ...
Para saber a volatilidade de uma determinada substância vc deve compará-la com outra. A substância mais volátil será aquela que apresentar o menor ponto de ebulição e baixa pressão de vapor, consequentemente a menos volátil será aquela que apresentar maior ponto de ebulição e maior pressão de vapor.
Basicamente, volatilidade é uma medida estatística que aponta a frequência e a intensidade das oscilações no preço de um ativo ou derivativo em um período determinado de tempo. Por meio dela, o investidor pode ter uma ideia estimada da variação do preço no futuro.
Volátil é a rapidez com que um líquido evapora, logo todo líquido possui a característica da volatilidade , porém uns mais voláteis que os outros. Por exemplo: o Éter é bem mais volátil que a água, pois à temperatura ambiente o éter evapora e a água não.
Acetona é o líquido que possui a mais alta pressão de vapor dentre os três, por isso evapora primeiro.
Somente com um maior ganho de energia cinética, ou seja, aquecendo mais a água, é que o vapor ficará com a pressão igual à atmosférica e, por fim, subirá para a superfície, entrando em ebulição.
Isso ocorre porque a pressão de vapor da acetona é maior do que a da água.
O álcool é mais volátil do que a água, apresentando maior pressão de vapor saturado do que ela na mesma temperatura, evaporando mais rapidamente então nas mesmas condições. A pressão de vapor saturado do álcool etílico é cerca do dobro da da água na temperatura do corpo conforme está no gráfico da figura 1.
Conclui-se que a pressão de vapor de uma substância depende apenas de sua natureza química e não da quantidade. Líquidos mais voláteis que a água, como éter comum, álcool etílico e acetona, evaporam mais intensamente e possuem maior pressão de vapor.
Por isso, a água é considerada um “solvente universal”. ... A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares.