As gramíneas são plantas que se caracterizam em geral como ervas monocotiledôneas de pequeno porte, podem ser anuais ou perenes, rizomatosa ou estolonífera, com caule em geral oco e articulado por nós sólidos, raramente ramificado e mais ou menos lenhoso, folhas lineares, sésseis, com lígula e bainha enrolada em redor ...
Vegetações herbáceas e arbustivas: vegetação formada por plantas de porte rasteiro, nomeadamente, ervas e arbustos, como Cerrado, Caatinga e Pampas. Vegetações complexas: formações vegetais heterogêneas, como o Pantanal e a vegetação litorânea.
A vegetação faz parte da biodiversidade do nosso planeta. São muitas as aplicações dos vegetais na alimentação, medicina, vestuário, habitação e na atividade industrial.
Para que se desenvolva uma vegetação, as plantas necessitam de luz, calor, água e solos favoráveis. Isso significa que a vegetação depende do solo e do clima, que com seus vários elementos, favorece ou impede o desenvolvimento de uma cobertura vegetal.
Promover a maior absorção d'água, manter a formação do solo e evitar a erosão e desfragmentação são elementos que denotam a grande importância da vegetação para o solo. ... Desmoronamentos de terra e de residências em áreas de morros e até mesmo em rios demonstram a importância da vegetação para o solo, pois ela o protege.
Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.
A vegetação que se encontra próximo à águas subterrâneas facilita a drenagem correta, assim como retenção de elementos químicos poluentes, permitindo que o ciclo hidrológico ocorra de forma mais natural.
O restante, escorre sobre a superfície em direcção às áreas de altitudes mais baixas, alimentando diretamente os lagos, riachos, rios, mares e oceanos. A infiltração é assim importante, para regular a vazão dos rios, distribuindo-a ao longo de todo o ano, evitando, assim, os fluxos repentinos, que provocam inundações.
Assim o nível de água dos lagos, açudes, rios etc. ... Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera.