A vazão, ou volume escoado por unidade de tempo, é a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Normalmente é expressa em metros cúbicos por segundo (m3. s-1) ou em litros por segundo (L.s-1).
O "per capita" de uma comunidade é obtido, dividindo-se o total de seu consumo de água por dia pelo número total da população servida. A quantidade de água consumida por uma população varia conforme a existência ou não de abastecimento público, a proximidade de água do domicílio, o clima, os hábitos da população.
Per capita é, mais especificamente, um dado valor que cada pessoa tem de pagar ao país, sendo esse valor uma média para toda a população. ... Daí per capita significar por cabeça, pois cada cabeça paga um determinado valor como a renda.
O consumo médio per capita de água (IN022) é definido, no SNIS, como o volume de água consumido (AG010), excluído o volume de água exportado (AG019), dividido pela média aritmética, dos dois últimos anos de coleta, da população atendida com abastecimento de água (AG001).
40 litros
O consumo de água é influenciado por vários fatores, como a tarifa, as características dos equipamentos hidráulico-sanitários, a administração do sistema de abastecimento, os aspectos climáticos e o nível socioeconômico da população.
De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os 37 restantes são perdidos. As perdas ocorrem devido à vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos. A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia.
Água salobra: água com salinidade superior a 0,5 partes por mil e inferior a 30 partes por mil. Tem aparência turva e possui grande quantidade de substâncias dissolvidas. É encontrada facilmente em regiões de mangue, e não pode ser consumida pelo ser humano.
Isso porque o solo e o subsolo de Mossoró são formados por rochas calcárias, que têm uma grande quantidade de sais. Que não são como os do mar, que dão origem ao sal de cozinha. São principalmente sais de cálcio e magnésio. São esses sais que deixam a água do local salobra.