Conheça os quatro ingredientes básicos da bebida que é preferência nacional!
Encha a panela com água mineral ou água filtrada até a marca de 10 litros e ligue o fogo. Quando a temperatura estiver em cerca de 100ºC), deligue o fogo, coloque 1kg de extrato de malte seco e misture bem. Após dissolver todo o extrato acenda o fogo para voltar a fervura.
Modo de Preparo
A produção da cerveja consiste em: Moagem. Fabricação do mosto (mosturação) Fermentação e maturação. Filtração e envase.
A fermentação é o processo em que as leveduras consomem os açúcares fermentáveis do mosto e os transformam em álcool e gás carbônico e reduzem o PH da cerveja. A combinação responsável por formar a cerveja.
As etapas da produção de cerveja: maltagem, brassagem, fervura e resfriamento. No final da fervura pode-se realizar um processo para clarificar o mosto e reter compostos voláteis do aroma do lúpulo.
É a fase onde os açúcares são fermentados pela levedura, que quando o oxigênio acaba, consome o açúcar presente sobreviver e acaba convertendo em álcool e CO2 Para não ter problemas, basta controlar o tempo e usar técnicas para calcular o período de fermentação – que em Ales dura de 2 a 6 dias e em Lagers de 4 a 10 ...
Para o controle de temperatura, recomendamos utilizar um termômetro com sensor externo. Basta deixar o sensor dentro da caixa térmica, fixado ao fermentador, e o visor do termômetro do lado de fora para que você consiga visualizar a temperatura.
Para performar o repouso do Diacetil em uma fermentação Lager, deve ser elevada a temperatura para 18ºC até 20ºC durante dois dias, no período final da fermentação. É possível fazer o repouso do Diacetil, antes do atingimento da fermentação completa de 0,5 até 1º Plato.
Você vai perceber que a sua cerveja está contaminada ao ver uma película branca formada por cima do líquido no balde fermentador. Não é a película que se forma no início da fermentação.
Consiste no armazenamento da cerveja fermentada a baixa temperatura durante um determinado período de tempo. Uma fermentação lenta, também chamada de fermentação secundária, ocorre na cerveja, proporcionando a clarificação por precipitação das leveduras e proteínas, assim como de sólidos solúveis.
quando o airlock do fermentador parar de borbulhar é sinal que a fermentação acabou.
Para acompanhar a fermentação da cerveja e saber quando ela terminou, é preciso medir a densidade (quantidade de açúcar presente) do líquido que está fermentando (mosto). Para esta medição, usamos basicamente 2 instrumentos: REFRATÔMETRO e / ou DENSÍMETRO.
Medindo sua Densidade Inicial A Densidade Inicial (também conhecida como Original Gravity ou OG) será medida logo após o resfriamento do mosto (após a fervura), e antes da inoculação das leveduras. basta encher a proveta até um pouco menos do que sua capacidade total e colocar o densímetro dentro.
OG = Original Gravity = Densidade Original = quantidade de substâncias (açúcares, em geral) fermentáveis e não fermentáveis após a fervura, antes do início da fermentação. FG = Final Gravity = Densidade Final = quantidade de substâncias (açúcares, em geral) fermentáveis e não fermentáveis após a fermentação.
Basta pegar uma amostra, medir a temperatura e inserir o densímetro para fazer a leitura da densidade. Antes de fazer a leitura, lembre-se de colocar a proveta em uma superfície plana e se certificar que o densímetro não está tocando as paredes da proveta. Alinhe seus olhos com o nível do mosto e faça a leitura.
Em especial, existe o “Beber Pesado Episódico” (BPE), que é definido pela OMS como o consumo de 60 g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses) em pelo menos uma ocasião, no último mês.