Usada sem que a pessoa perceba o que está dizendo. A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende. ... O seu foco está totalmente concentrado e organizado para atingir as metas e alcançar o que se pretende.
Veja, a seguir, uma lista com 6 maneiras de ter mais foco e concentração:
O especialista em motivação Samuel Edwards, em artigo publicado na Business Insider, dá sete dicas básicas para quem quer se “focar”.
Objetivos definidos, foco e disciplina Quando nos sentimos produtivos, isso afeta positivamente a auto-estima e reduz os níveis de stress, pois você não acumula atividades para o dia seguinte e termina o seu dia com sensação de dever cumprido.
Ser concentrado nos torna mais produtivo, melhorando nosso desempenho no trabalho e na vida pessoal. Se não estamos concentrados no nosso “aqui e agora”, nos dispersamos e algo muito importante pode passar despercebido. Por isso, aprender a se concentrar pode parecer desnecessário, mas é fundamental.
Como acabar com a falta de atenção no trabalho
A falta de foco faz com que a gente não consiga concluir as tarefas ou projetos. Quando perdemos o foco, perdemos também a capacidade de gerenciar aquela atividade que estávamos fazendo simplesmente porque achamos que conseguimos dar conta de várias coisas simultaneamente.
A falta de concentração é um fator que pode prejudicar muito a produtividade no trabalho ou nos estudos. Você não consegue passar muito tempo focado em uma tarefa, se distrai com facilidade ou, ainda, não consegue terminar o que começou.
Os quadros de Distúrbio do Déficit de Atenção são ocasionados por uma disfunção neurológica, que afeta o funcionamento do córtex pré-frontal. Essa é a área do cérebro responsável pela atenção, organização, controle de impulsos e capacidade de expressar sentimentos, entre outras.
Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção.
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
O esquecimento faz parte do processo de vida do ser humano e é normal e natural. Porém, desde que ele não afete a vida do indivíduo.
Esses esquecimentos sinalizam que existe algo mais e podem ser causados por demências, como a demência de Alzheimer, mas podem também não ser. Vários problemas de saúde podem causar esquecimento, desatenção, desorientação. A depressão mesmo é um exemplo de doença que pode piorar muito o funcionamento cerebral.
Como evitar a perda de memória
Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais: