EQST

O Que Pleocitose Mononuclear?

O que é pleocitose mononuclear?

O aumento das células nucleadas no LCR, denominado pleocitose, pode ser considerado discreto (6 a 50 células/µL), moderado (51 a 200 células/µL) ou marcado (>200 células/µL) e pode ser definida pelo tipo celular predominante, ou seja, neutrofílica, eosinofílica, mononuclear ou mista.

O que é pleocitose Neutrofílica?

Pleocitose neutrofílica é, em geral, encontrada na meningite bacteriana, mas também pode ser encontrada na fase inicial da meningite viral. Na fase inicial da meningite bacteriana também pode não haver pleocitose.

Para que serve o exame de LCR?

O exame do líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma diagnóstica desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas.

Qual a composição do líquido cefalorraquidiano?

Em condições normais, o LCR é constituído de pequenas concentrações de proteína, glicose, lactato, enzimas, potássio, magnésio e concentrações relativamente elevadas de cloreto de sódio.

Como é feito o exame de LCR?

Como o exame é realizado? Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado. A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento para esse tipo de procedimento.

Como interpretar o exame de liquor?

A aparência do líquor assim obtido já pode sugerir algumas enfermidades. Sua aparência normal é descrita como “água de rocha”. Uma aparência turva pode indicar uma inflamação , provavelmente uma meningite , a presença de sangue no líquido pode indicar uma hemorragia no cérebro ou ao redor dele, etc.

O que pedir na análise do líquor?

Exames Citológicos Citologia Global e Diferencial; Citologia Oncótica (Pesquisa de Células Neoplásicas); Imunofenotipagem/Pesquisa de Clonalidade T e B: Auxílio diagnóstico das Leucemias e Linfomas que podem infiltrar o Sistema Nervoso (Espaço Subaracnoideo);

O que provoca a meningite bacteriana?

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Quando apenas uma pequena quantidade LCR é obtida qual o procedimento mais importante a ser realizado primeiramente?

Se a coleta for efetuada apenas em um frasco, deve-se realizar primeiro os exames bacteriológicos, seguido do hematológico/citológico e por último o sorológico.