Você sabe o que é estar negativado? Consegue pagar suas contas em dia ou sempre fica com alguma pendência? Essa situação pode acontecer com qualquer um em uma fase difícil da vida, ou por não ter um bom planejamento e controle financeiro, gerando muita dor de cabeça.
Durante a execução do seu planejamento financeiro, sempre procure monitorar seu CPF para evitar que o seu nome fique sujo novamente, a fim de acompanhar a evolução de suas ações e controlar qualquer problema que possa influenciar neste processo.
E isso costuma ser rápido de se fazer. Após fornecer seus dados pessoais para esse cadastro, será possível verificar se você está negativado e qual é o índice do seu score. Veja como saber, gratuitamente, a sua situação em alguns desses órgãos:
Além de sofrer um processo judicial e obter complicações na vida pessoal. Outro ponto de atenção é quanto ao score de crédito, uma ferramenta que grande parte das instituições financeiras utilizam para analisar sua vida financeira quando você solicita um crédito, o qual é muito prejudicada com a negativação do nome.
Antes de mais nada, você precisa ter bem definido o quanto deve e para quem, pois só assim vai conseguir se organizar para quitar suas pendências.
Além de todo o constrangimento de ter o seu nome incluído na lista de inadimplentes junto aos órgãos de proteção ao crédito, estar negativado também traz consequências ruins para a vida financeira e pessoal.
O termo negativação não é novo por aqui e muito provavelmente não é novo para você, analista de crédito e empreendedor. Porém, nunca é demais reforçá-lo, principalmente em tempos de recessão econômica e pandemia, em que o número de inadimplentes tem aumentado.
Com um valor já em mente em seu fluxo de caixa pessoal, é possível avaliar o seu orçamento e projetar de que forma é viável se organizar para pagar o que você deve.
Lembre-se de realmente só fazer um acordo que seja benéfico para você e que não prejudique suas finanças, com o objetivo de limpar o nome e ficar no azul, de maneira organizada e muito bem planejada.
Mas também podemos te auxiliar mais com essas questões. Abaixo, você pode encontrar os links para os nossos artigos sobre bons cartões para negativado e um guia como esse, que trata sobre empréstimos pessoais de forma geral, inclusive para quem tem o nome negativado. Acesse!
Para saber mais, recomendamos a leitura da nossa matéria completa: Veja como acontece a negativação de devedores e quando ela é feita.
A renegociação da dívida acontece quando o consumidor procura o credor desejando quitar a dívida, mas sem ter condições de pagá-la de uma vez. Assim, as duas partes podem chegar a um acordo, que pode incluir a diminuição de juros e valor das parcelas, aumentando o número de prestações.
Embora seja muito difundida a informação de que as dívidas deixam de existir após 5 anos, esta informação é falsa. O que ocorre é que as instituições não podem manter seu nome negativado por mais que 5 anos, o que não faz com que a dívida deixe de existir.
Negativado, assim como “nome sujo”, é uma situação em que o indivíduo tem o seu CPF incluído em uma lista de devedores junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, por exemplo.
Caso isso não aconteça, você pode acionar a justiça e, caso queira, pedir indenização por danos morais. Nos casos em que a dívida é renegociada, o seu nome deve ser retirado do cadastro de pessoas negativadas assim que você pagar a primeira parcela dela, mas pode voltar caso você atrase as demais.
Um nome é negativado após o insucesso de algumas tentativas de cobrança por parte do credor e dos próprios órgãos de proteção ao crédito para receber o dinheiro devido pelo cliente inadimplente.
Sempre que desejar, volte aqui e relembre as informações que passamos. Além disso, compartilhe o link deste texto em suas redes sociais. Desse modo, você ajuda seus familiares e amigos a saberem mais sobre isso e contribui para que a mybest possa produzir mais conteúdo. Até mais!