Fonte primária é uma expressão utilizada em várias disciplinas. ... Fontes primárias proporcionam, aos pesquisadores, "informação direta, sem mediação sobre o objeto em estudo." Podem conter pesquisa inédita ou informações não publicadas em nenhum outro lugar.
Fonte Pontual é uma fonte sem dimensões consideráveis , que emite infinitos raios de luz. Já a Fonte Extensa é uma fonte com dimensões consideráveis em relação ao ambiente , como por exemplo o sol.
As fontes pontuais são aquelas que são identificadas com facilidade e que também são individuais. É o caso, por exemplo, de um encanamento de um prédio com vazamento ou a presença de uma vala de esgoto em local inadequado.
Fontes pontuais ou puntiformes, quando suas dimensões são desprezíveis em relação a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um único ponto emitindo infinitos raios de luz. ... Fontes extensas, quando suas dimensões são relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituída de infinitos pontos de luz.
Cargas pontuais são facilmente identificados e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido. Já as cargas difusas são assim chamadas por não terem um ponto de lançamento específico ou por não advirem de um ponto preciso de geração, tornando-se assim de difícil controle e identificação.
Ao contrário das fontes pontuais, as fontes difusas de poluição, também denominadas não-pontuais, são aque- las cuja origem não pode ser facilmente identificada. Cargas difusas, originadas em extensas áreas, podem ser transportadas de inúmeras maneiras até atingir o corpo aquático receptor.
A poluição nos centros urbanos manifesta-se, principalmente, com a degradação do ar, dos recursos hídricos e dos solos. ... A elevada emissão de poluentes tóxicos na atmosfera, além da degradação de recursos naturais florestais e hídricos, constitui alguns dos principais desafios a serem superados.
Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.
Poluentes primários são aqueles lançados diretamente pelas fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o ácido sulfídrico (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), a fuligem, e os aldeídos.
Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas. A contaminação das águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turísticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto.
Plástico, esgoto, petróleo e ocupação desordenada. Explicação: Plástico, pois demora para se decompor e mata animais marinhos.
E entre os principais poluentes da água, ainda se destaca o mercúrio, muito utilizado no processo industrial e em garimpos para extração de ouro, e que também atinge de forma negativa vários níveis da cadeia alimentar.
Quando há uma grande quantidade de poluição, as praias ficam sujas e impróprias para o lazer e a pesca, pois as águas ficam contaminadas por coliformes fecais, além de outras bactérias nocivas aos seres humanos e à fauna marinha.
Existem várias consequências para o meio ambiente: prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico, contaminação de peixes e outros animais marinhos que serão consumidos por pessoas, mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados, águas das praias tornam-se impróprias para o ...
As águas, que compõem 70% do planeta, estão cheias de compostos líquidos, pastosos ou sólidos que contaminam os mares. Essa contaminação, que tende a triplicar até 2040, é prejudicial a nossa saúde e pode levar a problemas intestinais, neurológicos e cânceres.
No Dia Nacional do Mar, que foi ontem (16 de novembro), a Quercus destacou os 10 principais problemas a afetar os Oceanos:
Portanto, a maré cheia traz um maior volume de água para a terra e a maré vazia retraia a água em direção ao mar. ... Isto é, as ondas ganham mais força podendo até deslocar desde peixes à embarcações, facilitando o Surf mas dificultando o mergulho e trazendo peixes para mais próximos da terra firme, por exemplo.
O cotidiano das pessoas que residem nas regiões costeiras é influenciado pelas marés. Trabalhadores da pesca e da navegação, em especial, guiam-se pelas previsões de movimento das águas oceânicas para realizar suas atividades. As marés também têm sido utilizadas como fonte geradora de energia elétrica.
Resposta. E descarte de lixos em locais inadequado, derramamento de esgoto no mar, derramamento de óleo no Oceano. Essas são uma das principais causas de poluição dos oceanos, a grande atividade de navegação também provoca mudanças no ecossistema de determinadas regiões oceânicas em geral.
A poluição marinha ocorre porque tanto os mares quanto os oceanos recebem diariamente, em todo o mundo, uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico, industriais, lixo sólido, que são levados pelos rios que deságuam no mar.
A poluição oceânica vem principalmente de esgotos e produtos químicos e tóxicos, além da poluição do ar proveniente de indústrias, o que faz com que o pH da água diminua, deixando-a mais ácida. Assim, a fauna e a flora marinha ficam comprometidas.
- Os impactos da atividade humana sobre os oceanos, entre eles o aumento de temperatura, a acidificação dos mares, a pesca acima dos limites toleráveis, não respeitam fronteiras.
Oito atitudes que ajudam a evitar a poluição dos oceanos
Isso pode ser feito com uma destinação mais eficiente dos resíduos, coleta seletiva e também com saneamento das redes de esgoto, pois se todo o esgoto urbano passar por estações de tratamento, certamente os resíduos sólidos serão retirados.