Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor.
Diz-se dos seres vivos que possuem órgãos sexuais masculinos e femininos coexistentes no mesmo indivíduo, produzindo, assim, gâmetas femininos e masculinos. O termo hermafrodita é utilizado para designar indivíduos de espécies animais monoicas.
Uma espécie dioica é aquela em que os gâmetas femininos (ex.: óvulos, oosferas) e os gâmetas masculinos (ex.: anterozoides, espermatozoides) são produzidos por indivíduos distintos, femininos e masculinos, respetivamente.
Planta hermafrodita: apresenta flores monóclinas. Planta monóica: apresenta flores unissexuais, mas distribuídas no mesmo indivíduo. Planta dióica: apresenta flores diclínicas distribuídas em indivíduos separados. Planta polígama: apresenta flores monóclinas e diclínicas num mesmo indivíduo.
Animais dioicos ou unissexuados são aqueles que apresentam apenas um dos órgãos reprodutores. Esses animais possuem dimorfismo sexual.
Coloque a água filtrada ou mineral em uma panela e leve ao fogo até que comece a borbulhar e esteja bem aquecida. Em seguida coloque as folhas da goiabeira dentro da panela com a água e desligue o fogo. Abafe com uma tampa e deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo coe e reserve apenas o liquido.