EQST

O Que Uma Atividade Operacional?

O que é uma atividade operacional?

As Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa.

São exemplos de atividades operacionais?

Atividades operacionais: Estas atividades estão ligadas ao capital circulante da empresa. São exemplos: receitas, custos, despesas, pagamentos a vista, contas a pagar e a receber, pagamento de impostos, salários e fornecedores, entre outros.

Quais são as atividades de financiamento?

i) Atividades de Financiamento representam as atividades que se utilizam do caixa da empresa para o pagamento de dividendos aos acionistas, amortização de empréstimos e resgate de ações, entre outros.

Quais as atividades do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa tem exatamente a função de ajudar com isso. Ele controla todos os valores que entram, sendo eles todos os pagamentos de clientes, vendas e outros; mas também, todos os valores que saem, como pagamento de funcionários, compra de materiais, reposição de estoque, e vários outros.

Quais os métodos de elaboração de um fluxo de caixa?

São duas as formas de apresentação do fluxo de caixa. A forma decorrente do método direto e o método indireto. Por este método, a DFC evidencia todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.

Quais contas entram no fluxo de caixa?

Os principais são os seguintes: - Entradas – contas a receber, dinheiro de sócios, empréstimos, vendas, saldo de aplicações, cheques à vista, cheques pré-datados, entre outras. - Saídas – contas a pagar, compras à vista, pagamento de empréstimos, despesas gerais (custos fixos), salários, entre outras.

O que vem a ser o fluxo de caixa operacional?

O fluxo de caixa operacional (FCO) é aquele que utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa. ... Assim, podemos entender que o fluxo de caixa operacional é aquele que demonstra os resultados obtidos a partir do fluxo gerado pelas receitas e despesas da empresa dentro de um período.

O que compoe o fluxo de caixa de uma empresa?

Portanto o Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de ...

Qual a alternativa que melhor define o que é um fluxo de caixa?

Resposta. É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico- financeiras atuais da empresa.

Qual a principal diferença entre fluxo de caixa e investimento?

Resposta. Resposta: Investimentos são meus ativos financeiros e fluxo de caixa são minhas contas mensais.

Qual é a diferença entre lucro e fluxo de caixa?

Por isso é sempre bom frisar: o lucro é o total de dinheiro que sobra após os recebimentos e pagamento das despesas e o fluxo de caixa é quando você realmente recebe o dinheiro e efetua os pagamentos.

Qual a relação entre capital de giro e fluxo de caixa?

A maioria dos empresários não acha que existe diferença entre o fluxo de caixa e capital de giro. ... De forma bem prática, fluxo de caixa é a movimentação financeira de tudo o que foi pago e recebido pela empresa. Enquanto o capital de giro são os recursos financeiros que estão no estoque do negócio.

Por que o caixa é diferente do lucro?

Lucro é todo o dinheiro que sobra depois de descontar da receita os custos e despesas para manter o negócio; Caixa é quanto dinheiro a empresa tem disponível para usar.

Porque o lucro líquido é diferente do fluxo de caixa das operações?

Lucro é o que sobra da conta receita menos despesas, se a receita for maior que a despesa. Caso contrário, é prejuízo. Fluxo de caixa é a movimentação financeira da empresa. ... Além de um Resultado Operacional Positivo (lucro), a empresa precisa na média ter um Resultado de Caixa Positivo.

Porque o lucro da DRE não corresponde ao saldo do caixa?

Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) Afinal, a sua função é mostrar, basicamente, se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período. ... A desvantagem desse demonstrativo é que ele não apresenta a situação patrimonial e os saldos de caixa disponíveis na empresa.

Qual a diferença entre lucro e capital?

O lucro é a diferença entre a entrada de capital e a saída do mesmo, ou seja, da receita operacional subtrai-se as despesas e o resultante é o lucro final. Porém essa matemática simples nem sempre é real, mas com o DRE é possível ter clareza de todos esses custos, despesas e receitas.

Como separar lucro e capital de giro?

A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.

O que é a reserva de capital?

Reserva de Capital: o que é? Quando pensamos no patrimônio líquido de uma empresa, as reservas de capital devem ser formadas por valores que foram recebidos pelo empreendimento — tanto de sócios quanto de outras pessoas, e que não fazer parte dos resultados de suas atividades.

O que é a reserva de lucros?

Reserva de lucros são contas formadas pela destinação de lucros apurados e contabilmente realizados que não foram distribuídos aos sócios e acionistas como dividendos. As Reservas de Lucros são as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia, conforme previsto no § 4º do art.

Qual a finalidade da reserva de capital?

A reserva de capital pode ser definida como um fundo de reserva, criado para uma finalidade específica, como financiar projetos de grande escala, compensar perdas de capital, expandir o negócio etc. ... Ajuda a eliminar as perdas de capital decorrentes da venda de ativos fixos, ações e debêntures.