Classificação dos Resistores Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante. ... Esses novos resistores são chamados, portanto, de não-ôhmicos.
Um resistor é dito Ôhmico quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada, e Não Ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada. A Figura 1 mostra a curva característica de um resistor Ôhmico e a Figura 2 de um resistor Não Ôhmico.
A grande diferença é que nos resistores ôhmicos a corrente que passa por eles é proporcional à DDP, Diferença de potrncial. Ou seja, eles obedecem a lei de Ohm. Já nos resistores não-ôhmicos a corrente não é proporcional à DDP, nao obedecendo a lei de Ohm.
De acordo com a Lei de Ohm, sabemos que um condutor é dito condutor ôhmico quando a resistência dele se mantém constante independentemente do valor da diferença de potencial que é aplicada sobre ele, contudo nem sempre ocorre dessa forma, ou seja, a resistência de um condutor pode variar.
Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:
A segunda lei de Ohm De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor).
Matematicamente temos que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da seguinte equação: Onde ℓ é o comprimento do material, R é a resistência do material e A é a área da secção transversal.
A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais, a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. No entanto, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.
A resistividade é um ente físico de oposição ao fluxo da corrente elétrica. ... A resistividade de metais puros aumenta com o aumento da temperatura. Por isso, a resistência elétrica de resistores constituídos por esses metais também aumenta quando aumentamos sua temperatura.
Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.
Que parâmetro único define a melhor condutividade elétrica de materiais? Resistividade do condutor.
Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
A estrutura atômica dos materiais determina se eles serão condutores ou isolantes elétricos. A diferença está na chamada camada de valência. ... O que diferencia esses elementos, permitindo que uns possuam maior facilidade de conduzir eletricidade do que outros, é a estrutura atômica de cada substância.