A pulpite crônica hiperplásica ou pólipo pulpar caracteriza-se por um crescimento hiperplásico da polpa, que se projeta para fora da câmara coronária criando uma interface com as paredes dentinárias contaminadas da cavidade cariosa. Ocorre, em geral, em dentes decíduos ou permanentes jovens.
A polpa produz dentina durante toda a vida. Função Nutritiva: Durante a fase de desenvolvimento o importante papel da polpa é o de promover nutrientes e líqüido tecidual para os componentes orgânicos dos tecidos mineralizados circunjacentes.
“Após o desgaste do esmalte, o qual protege o dente dos estímulos externos, há uma exposição da dentina causando uma sensibilidade ao mastigar ou comer alimentos doces, como o chocolate”, explica Kalina. Entretanto, esse doce favorito não precisa ser evitado.
Alimentos recomendados
“Eles possuem menos açúcar e oferecem menos ingredientes para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie”, explica. Os chocolates sem recheio também são os mais indicados, pois grudam pouco nos dentes e são mais fáceis de serem removidos na higiene bucal.
Evite alimentos que causam inflamação nos tecidos em período pós operatório. Existe a crença popular para evitar alimentos remosos, o que nada mais é remoso= alergênico. Crustaceos e especialmente o camarão entram nessa lista.
Isso porque esse crustáceo faz parte do grupo de alimentos remosos - isto é, pode ser tóxico para o organismo e, então, desencadear processos inflamatórios.
O camarão (crustáceos)tem uma proteína que dificulta a cicatrização e deve ser evitado em torno de 30 dias.
Se a pessoa tiver um ferimento e comer camarão, esse ferimento pode inflamar? Mito. Só se a pessoa já apresentar alergia ao camarão.
Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor.