No Museu de HistпїЅria Natural de Nova York existe uma exposiпїЅпїЅo sobre a Origem do Sistema Solar, que apresenta planetas e estrelas, os quais exibem caracterпїЅsticas elпїЅtricas e magnпїЅticas comuns aos equipamentos eletrпїЅnicos de uso cotidiano.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 9 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990. [ Links ]
A sociopsicanálise toma como objeto de estudo um grupo no interior de um estabelecimento, buscando fazer com que esse grupo tome consciência de seu lugar. Sua intervenção caracteriza-se por uma série de assembléias coletivas, nas quais o grupo de intervenientes deixa falar o grupo em análise. As reuniões são gravadas e escutadas pelo grupo dos sociopsicanalistas, inclusive os que delas não participaram, sendo as gravações posteriormente analisadas. As interpretações feitas a partir daí são devolvidas ao grupo-cliente.
Г‰ isso. A pandemia tem trГЄs lições grandes, na minha modesta opiniГЈo. A primeira Г© que ela expГґs todas as fragilidades do modelo civilizatГіrio de desenvolvimento econГґmico da humanidade. A globalização, a falta de serviГ§os pГєblicos de saГєde que tenham potГЄncia para reagir a um fenГґmeno desses. A completa desacreditação ou negação da ciГЄncia. E nГЈo estou falando isso do ponto de vista corporativo, porque tenho muitas crГticas sobre como a ciГЄncia Г© feita hoje em dia, porque o dinheiro tambГ©m corrompeu a ciГЄncia, Г© sГі ver o nГєmero de trabalhos que foram retirados de grandes revistas no meio dessa pandemia.
A equação relativГstica da mente Г© comparar continuamente o modelo mental do universo, do nosso corpo, das nossas relações sociais, da nossa vida com aquilo que a gente obtГ©m pelo nosso sistema sensorial. Tudo o que intuГmos, descobrimos ou criamos vem desse embate relativГstico. Г‰ muito semelhante Г teoria de Einstein na fГsica, com a diferenГ§a de que ele introduziu o observador no universo, mas nГЈo entrou na cabeГ§a do observador. A cabeГ§a do observador nГЈo fazia diferenГ§a para ele, e para mim faz.
Trata-se de uma análise sustentada pelo coletivo, que assume a tarefa de pesquisar, questionar e analisar a história, os objetivos, a estrutura e o funcionamento da organização, além dos dispositivos, práticas e agentes grupais. No contrato de trabalho, os participantes comprometem-se a tudo dizer, sem recear os “não-ditos” da instituição. Assim, a Socioanálise tem como objetivo ultrapassar a psicossociologia grupal e a sociologia das organizações, ao analisar as determinações ocultas dos grupos, tendo como protagonista o próprio coletivo. O papel do analista consiste em auxiliar a elucidar os conteúdos adormecidos, a fim de, na medida do possível, expor o material oculto, a partir do que os analistas institucionais denominam “dispositivos analisadores”, os quais podem ser divididos em duas categorias: construídos e espontâneos. Construídos são os dispositivos analisadores criados pelo analista e o coletivo para deflagrar o processo de análise: o resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, a exibição de um filme, um psicodrama, etc. Espontâneos, por sua vez, são os fenômenos que fazem parte do cotidiano das organizações institucionais: os fundadores, a missão, o poder, o dinheiro, a sexualidade, a burocracia (leis, normas, regulamentos e constituições), a corporeidade, as práticas do estabelecimento.
The present article has the goal of explaining the theoretical basis of experiences underlying the term “Institutionalist Movement”. It starts discussing the concept of “institution” and the related process of institutionalization. Finally it analyses two of the several trends of this Movement: “Institutional Analysis” or “Social-Analysis” and “Social- Psychoanalysis”.
Quando a estrutura institucional põe-se a serviço não do desejo, mas de privilégios, antiprodução e iniqüidades, ela degrada-se, perde seu sentido original e transforma-se num instrumento destruidor de liberdades democráticas. A instituição desvirtuada de seu propósito trabalhará para o avesso da liberdade: a servidão. As grandes instituições e organizações geralmente temem a união dos participantes, percebendo-os como possível força de resistência. As fantasias inconscientes institucionais acreditam que a união entre os membros pode destruir a instituição. Isso é freqüente em instituições totais e constituídas de autoridades despóticas. A imposição unilateral de normas rígidas pode sacrificar, em nome de uma identidade narcisista, a própria razão de ser comunitária, que são as pessoas com seus desejos.
______. O capital. Crítica da economia política. v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. [ Links ]
Essa estrutura permite ao sistema capitalista aumentar ao máximo a produção de bens às custas de um pesado sacrifício: a alienação de si e do outro. Assim, a sociedade industrial, tecnológica e burocrática controla os indivíduos com a força do poder econômico. O homem, nesse modo de produção, sente-se impotente e fragilizado pela alienação que subordina indivíduos, transformando-os em repetição.
A Análise Institucional ou Socioanálise é uma das modalidades do Institucionalismo mais difundidas no Brasil. Protagonizada por René Lourau e Georges Lapassade a partir da década de 60, surgiu como um prolongamento da Terapia Institucional, da Pedagogia Institucional, da Filosofia, da Sociologia Política e da Dinâmica de Grupo americana de Kurt Lewin. Direcionou-se em seguida para a análise de grupos sociais (e não de indivíduos).
Paira sobre nós uma estrutura institucional perversa, cujo poder alojou-se dentro dos tecidos psico-libidinais, sócio-culturais e econômico-políticos, tornando, assim, possível um elevado nível de controle imperativo sobre os seres humanos e, conseqüentemente, uma forma social anômica. Este é o modelo da sociedade moderna, que tenta ao máximo mascarar a arbitrariedade do desejo de uma determinada classe hegemônica. Em toda estrutura perversa existe lei, mas o perverso não conhece outra lei que não seja a de seu próprio desejo. O sistema capitalista nega o limite, pois cada indivíduo pode, se for o mais forte, competitivo e brilhante, tudo obter. O perverso precisa do Outro, pois ele não existe sem parceiro, com quem estabelece um contrato em que existe uma cláusula implícita: “não se conhece outra lei que não seja a lei do meu desejo”. Nessa concepção, é imanente ao capitalismo o controle dos meios de produção (o excedente) por parte de uma classe e a existência de uma classe subordinada de trabalhadores que nada possuem, nada têm e nada são (alienação).
Essa questão relaciona-se ao modelo patriarcal que, muitas vezes, atravessa a vida organizacional das instituições, produzindo subjetividades de servidão voluntária. A Sociopsicanálise pretende analisar os efeitos da prática da centralização do poder, do silêncio sagrado, da culpabilidade, do medo, da dispersão e da antiprodução e, conseqüentemente, da redução do espaço político. A proposta é animar nos grupos a reivindicação de seus desejos, para que não haja falsa predominância de uns sobre outros. A capacidade de questionar e negociar mobiliza a mudança, pois escolhas antes arbitrárias e concentradas nas mãos de poucos passam a ser discutidas em escala maior, a fim de proporcionar participação de todos. Quando a classe institucional conscientiza-se do campo do político, do conflito de interesses presente na instituição, há um movimento de inovação. Por outro lado, quanto mais os sujeitos se sentem despossuídos de poder, mais apresentarão fantasias regressivas e arcaicas, em um retorno do recalcado.
Participantes de um grupo depositam no líder toda a onipotência possível, potência imaginária com que tentam sanar suas impotências reais. A Sociopsicanálise objetiva que todos participantes assumam politicamente a produção da tarefa, tomando o lugar de sujeitos autônomos.
O ГmГЈ Г© um corpo que possui uma movimentação contГnua de elГ©trons em seu interior e, por isso, gera um campo magnГ©tico na ГЎrea a sua volta. Ele Г© formado por dois pГіlos, com um deles sendo positivo e o outro negativo.
ГЌmГЈ (ou Гman, em portuguГЄs da Europa) Г© um material que tem a capacidade de magnetizar ou atrair materiais constituГdos de ferro, cobalto e nГquel. Isso se deve ao magnetismo. Magneto Г© originalmente o nome dado ao ГmГЈ.
Se você pendurar um imã em forma de barra pelo seu centro ou observar a agulha magnética de uma bússola você verá que seus pólos ficam sempre alinhados na direção norte-sul. O pólo que indicar o pólo norte geográfico recebe o nome de pólo norte e estará indicando o pólo sul magnético da Terra.
Geralmente o polo Sul Г© denominado como sendo o negativo do ГmГЈ e o polo norte o positivo. Aproximando-se o polo norte de um ГmГЈ ao polo sul de outro ГmГЈ, nota-se uma atração. A partir da figura abaixo, podemos enunciar esta lei da forГ§a magnГ©tica: polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.
A maneira mais fГЎcil de inverter os polos de um ГmГЈ permanente Г© simplesmente girar fisicamente o ГmГЈ em 180 graus.
Olhe para a agulha da bГєssola. Se a ponta norte da agulha estiver apontando para o seu ГmГЈ, vocГЄ encontrou o polo sul dele. Gire o outro lado do ГmГЈ em direção Г bГєssola; a ponta sul da agulha agora apontarГЎ diretamente para o polo norte do ГmГЈ.
Se o ГmГЈ puder se mover livremente e nГЈo for fixo, ele aponta para o norte. Se usarmos vГЎrios ГmГЈs e os penduramos em um fio, por exemplo, podemos observar como eles reagem. Como jГЎ sabemos que os pГіlos opostos se atraem, descobriremos que o Polo Norte Г© na verdade um Polo Sul magnГ©tico.
Como Г© medido a quantidade de gauss de um ГmГЈ? Existe um equipamento especГfico para esta medição, conhecido como gauss meter ou gaussГmetro. Este aparelho tem a capacidade de medir estas linhas de campo e te dizer quantos gauss tem determinada peГ§a.
Se um ГmГЈ se mover livremente, um de seus polos se alinharГЎ com o polo norte geogrГЎfico terrestre, esse Г© o polo norte do ГmГЈ, e o outro polo se alinharГЎ com o polo sul geogrГЎfico, sendo assim denominado polo sul do ГmГЈ. Г‰ por esse motivo que os polos sГЈo denominados de polo norte ou polo sul.
Resposta. Sim, usando uma bГєssola: o pГіlo norte da bГєssola se alinharГЎ com o pГіlo sul do ImГЈ e vice-versa.
Ímã é um objeto capaz de produzir um campo magnético ao seu redor, possuindo dois polos principais: um de atração e outro de repulsão. Imãs Naturais – são aqueles que encontramos na natureza e são compostos por minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita.
Resposta. Ao pegarmos dois ГmГЈs e ao aproximarmos eles uns dos outros, eles podem atrair-se ou repelir-se. ... JГЎ o fenГґmeno da repulsГЈo acontece quando aproximamos dois ГmГЈs com polos magnГ©ticos de nomes iguais, ou seja pГіlos magnГ©ticos de mesmo nome se repelem.
A maioria dos ГmГЈs, tambГ©m os menores, tem 1000 Gauss na superfГcie. Mas, dependendo da forГ§a de magnetização, Г© possГvel que um ГmГЈ gere apenas 100 Gauss a uma distГўncia de 10 mm, enquanto outro Г© capaz de gerar 1000 Gauss.
O ferrite de Barion Г© um ГmГЈ com forГ§a magnГ©tica de 800 Gauss (determinado cientificamente), que pode gerar um campo magnГ©tico constante (terapia magnГ©tica), portanto proporcionando oxigenação e ativação da circulação sanguГnea.
Por exemplo, se ele possui uma sensibilidade de 5 mV por gauss, vocГЄ deve dividir o valor por 5. Se, no entanto, essa sensibilidade for de 10 mV por gauss, Г© necessГЎrio fazer a divisГЈo por 10. O valor obtido equivalerГЎ Г forГ§a do ГmГЈ em gauss.
Ou seja, a energia magnГ©tica de um ГmГЈ nГЈo estГЎ localizada APENAS na parte interna do ГmГЈ mas em todo o espaГ§o de sua influГЄncia. Г‰ verdade que a maior parte da energia magnГ©tica de um ГmГЈ estГЎ DENTRO dele pois Г© ali dentro que encontramos os campos mais intensos.
Ela depende do material de que é feito o objeto e também do campo magnético existente. Calculamos a permeabilidade magnética através da relação entre o fluxo magnético (B) e a intensidade do campo magnético exterior ao objeto, isto é, calculamos através da expressão: = B/H.