Compasso composto é um método de escrita que predispõe abreviação. Na teoria tradicional fala-se em uma espécie de compasso cuja a subdivisão é ternária. Se contrapormos ao compasso simples cuja a subdivisão é binária, surge a primeira questão.
Compasso binário: é formado por dois tempos, sendo o primeiro forte e o segundo fraco. Pode ser classificado como simples (2/8, 2/4, 2/2) ou composto (6/16, 6/8, 6/4). Compasso ternário: é formado por três tempos, sendo o primeiro forte, o segundo e o terceiro fracos.
Consiste numa célula de ritmo em que se têm dois tempos sendo forte-fraco, isto é, no primeiro tempo é forte e no segundo é fraco. É importante esclarecer que um compasso binário pode ser do tipo simples ou composto. Dentre os exemplos de compasso binário simples estão 2/4, 2/8 e 2/2.
Unidade de tempo (UT): é a figura que preenche cada tempo do compasso. Unidade de compasso (UC): é a figura que preenche o compasso inteiro.
Explicação: O compasso quaternário é formado pelo conjunto de 4 tempos. É característico que o primeiro tempo seja forte, o segundo fraco, o terceiro com intensidade mediana e o último seja fraco. ... Estes podem ser formados pela aglomeração de dois compassos binários, de simples e compostos como exemplificado acima.
Dessa vez, a caixa da bateria é quem vai nos ajudar a marcar o tempo. Faça uma contagem (1, 2, 3, 4) de tal forma que a primeira batida da caixa esteja no número 3, ou seja, quando a música começar, você já começa a contar numa velocidade tal que o número 3 caia em cima da primeira batida da caixa da bateria.
Hora de calcular – Como descobrir o bpm de uma musica pegue um relógio, e um metrônomo agora basta contar o numero de batidas em um minuto a música possui, pode ser os primeiros 15 segundo ai é só multiplicar por 4.
Exercício de ritmo musical nº 1 Pegue um metrônomo (pode ser um app para celular de metrônomo ou computador) e coloque-o em 60 BPM e em 4/4. Conte cada batida com sua mão batendo sobre alguma superfície ou usando um lápis. Faça isso também usando sons com a boca como “tá, tá, tá, tá”.
Treinar o ouvido Como, por exemplo, na bateria ou no baixo, pois eles nos ajudam a identificar o toque e nos dá um norte para tocar o ritmo. Para quem está iniciando é legal escolher uma música e tentar identificar o ritmo, em seguida com as cifras fazer o encaixe de tudo.
As dicas praticas são:
O polegar se mexe livremente para tocar as cordas. Já os dedos anelar, dedo médio, dedo indicador, sempre que possível, devem se manter na posição natural. Com os ombros relaxados e tendo o auxílio do braço e antebraço, que ficam apoiados no corpo do violão, para levar a mão direita ao longo da corda.
Aperte então as teclas Alt+Gou Opt+G no Mac. Então você conseguirá ver as linhas do compasso clicando na track. Se você arrastar a track na cabeça do compasso, e tiver seguido o tempo corretamente, irá encontrar o bpm.
Depois de desligar o cronômetro, conte quantas medidas você ouviu. Multiplique esse número pelo número de batidas em cada medida para descobrir quantas batidas há em 30 segundos. Por exemplo, se ouviu 12 medidas e a música possui três batidas por medida, isso significa que o número de batidas em 30 segundos é 36.
Na parte superior do Ableton Live encontramos o botão "Tap" no canto esquerdo. Clicando sobre este botão seguindo um ritmo o Live calcula e mostrar o valor de bpm do ritmo tocado. O valor será apresentado no campo "bpm" ao lado do botão Tap.
Selecciona o número de tempos por compasso no fundo. A maior parte das músicas têm 4, 3 ou 2 tempos por compasso, que são designados em notação musical por marcações como 4/4, 3/4, 2/4 e 2/2. Podes sempre seleccionar 1 se não souberes o número de tempos por compasso.
É a divisão de compassos em 4 tempos.