Trata-se de um "buraco" dentro do osso que preenchido por líquido, ou sangue e se desenvolve dentro do osso. Geralmente ocorre em crianças e adultos jovens, podendo ainda estar presente em pacientes que tem artrose.
O tratamento convencional é a curetagem do cisto e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo(4,6,7,11,12) . Alguns autores propõem a ressecção subtotal como tentativa de diminuir a taxa de recidiva(7,10,15).
A esclerose óssea é o aumento da densidade óssea local. O cisto subcondral requer análise do exame, pois, juntamente com a esclerose óssea do teto acetabular pode mostrar degeneração da articulação que podem ser sinais de osteoartrite ou osteoartrose local.
A esclerose subcondral é uma doença que tem impacto nos ossos das pessoas que têm artrites, especificamente na zona das articulações, e é decorrência do aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação.
Neste caso, a infiltração pode bloquear a dor por um período curto de 30 dias. Durante estes dias, sem tanta dor e inflamação, podemos trabalhar o alongamento e equilibrar a causa da dor.
Inicialmente, é feita uma anestesia local e em seguida é aplicado o medicamento, que pode ser feito com ajuda de um exame de ultrassom ou radiografia, para determinar exatamente o local. O procedimento completo de uma infiltração articular dura de 2 a 5 minutos e embora provoque alguma dor, esta é ligeira e suportável.
É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.