substantivo masculino Capivara macho; grande mamífero roedor, nativo da América do Sul, com pelagem castanha, pode chegar a pesar 80 quilos e a medir um metro e meio de comprimento. O filhote da capivara; carpincho. ... Do espanhol capincho.
Reboleira: forma de ocorrência de doenças de solo que ataca plantas em áreas definidas, facilmente visualizadas no campo. ... Resistência: propriedade de algumas plantas em impedir ou retardar o desenvolvimento de doenças.
Significado de desencilhar Tirar a cilha a; tirar os arreios ao cavalo; desselar.
Caminhada ou viajada longa, a trote. Etimologia (origem da palavra troteada). Trotear + ada.
No conto Trezentas Onças de Simões Lopes Neto encontra-se o termo sesteada morruda, que pode-se dizer que significa uma "dormidinha preguiçosa, boa, para renovar as energias!
Significado de Pedregulho substantivo masculino Pedra muito grande; penedo. [Brasil] Grande quantidade de pedras miúdas. Seixo, calhau.
Significado de Sarandi [Botânica] Rio Grande do Sul. Designação comum a vários tipos de arbustos brasileiros. ... Arbusto cujas flores apresentam o aspecto de espiga e sua madeira pode ser utilizada como lenha; salgueiro-bravo.
substantivo feminino Vontade excessiva de fazer algo; garra: tinha gana de vencer! Impulso inesperado; ímpeto, vontade, impulso. Desejo de fazer mal (a alguém); má vontade. [Geografia] País situado na África Ocidental, no golfo da Guiné.
Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.
A palavra graça é um substantivo feminino oriundo do latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe.
Na Cultura do Gana é bem visível a presença atual do tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores , simbolismo e historia para a sociedade. ... Após a independência, a música do Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado Highlife, que é muito tocado nos bares e clubes do país.
O império não tinha nome então passou a ser chamado de "Gana" (que significa "chefe guerreiro") o qual na verdade era o título do líder desse Império. ... Em 770, os Magas foram derrubados pelos soninquês, e o império expandiu-se grandemente sob o domínio de Caia Magã Cissé, que foi rei cerca de 790.
Religião: Cristianismo, 57,6% (protestantes, 24%, independentes, 15,7%, outros, 12,6%, sem filiação, 5,3%), crenças tradicionais, 22,1%, islamismo, 19,8%, sem religião e ateísmo, 0,5%. População: habitantes.
inglês
Estado unitário
Quem nasce no Gana (Acra), é ganês, ou ganense. Esse é o gentílico para quem nasce em Gana, país da capital Acra.
África
África
Talvez um dos fatos mais curiosos que tenho notado sobre Gana tenha sido a sensação de segurança. Guardadas as devidas diferenças com outros países na região, este é um país relativamente seguro. E em Acra, a vida segue sem maiores riscos.
Gana foi um dos maiores impérios formados no continente africano, eles começaram a se organizar em comunidades agricultoras estáveis, que sendo assim aliou sua produção agrícola ao comércio, estabelecendo uma monarquia no interior da África.
Gana é um dos países mais ricos da África tropical, e sua economia se baseia na extração de recursos naturais e na agricultura. Os principais intens exportados são o ouro, madeira e cacau. A moeda do país é o Cedi. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto.
O reino de Gana tinha dentre as características a ligação com o deserto do Saara e a relação com os muçulmanos. Eles não possuíam nenhuma saída para o mar e mesmo assim, o reino prosperou consideravelmente. Por meio do uso do camelo, os povos do reino de Gana começaram desenvolver atividades relacionadas ao comércio.
Encyclopædia Britannica, Inc. Gana foi fundada pelo povo soninquê. Ao norte viviam os povos berbere e árabe que tinham sal e queriam ouro. ... Chamaram-no império Wagadu, mas outros povos o chamaram Gana porque “gana” era o título do rei.
1 a) O Reino de Gana era organizado de forma des- centralizada, pois o rei não tinha autoridade sobre todo o território. Para aumentar sua influência, ele estabelecia alianças com alguns povos, oferecendo proteção em troca de soldados e de pagamento de tributos.
Resposta. Eu acredito que , por tudo que ele fez ,seja ele o soberano de Gana,e seu nome é: KWAME NKRUMAH.
1. O Reino de Gana, a “terra do ouro”, apresentava em sua administração o rei (gana), o qual era visto como um elo entre os deuses e o homem além de liderar um poderoso exército. Quais outros funcionários cuidavam da administração do reino: (A) Sacerdotes, nobres e funcionários.
Resposta: Com o processo de islamização dos povos africanos (os primeiros convertidos foram os berberes), o Império de Gana (que se recusava a se converter ao Islã) foi perdendo força, até que em 1076 os almorávidas (dinastia berbere) conquistaram e saquearam Kumbi-Saleh, transformando a cidade em um reino tributário.
A importância de Griôs na socialização de saberes e de fazeres da cultura. ... Segundo a griô Adwoa Badoe, entre os povos do oeste da África, os griôs são aqueles que há séculos preservam e transmitem as histórias – principalmente as que se referem aos grandes líderes e à formação dos reinos, mas também às pessoas comuns.