F41.
A histeria vem sendo objeto de estudo desde os primórdios da medicina, na Grécia Antiga com Hipócrates. O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.
Significado de Estérico adjetivo [Física] Relativo ao arranjo dos átomos no espaço; espacial.
O Transtorno de Personalidade Histriônica Segundo os manuais de desordens mentais, este transtorno é apresentado em indivíduos que possuem um padrão emocionalmente instável, sendo a emocionalidade excessiva; apresenta uma necessidade absurda de chamar atenção para si mesmo.
Por isso, Freud considera que os histéricos sofrem de reminiscência, ou seja, sofre com as lembranças que ficam na memória do sujeito, pois “não são as experiências em si que agem do modo traumático, mas a revivescência como lembrança depois que o sujeito ingressa na maturidade sexual”. (Freud, [1896], ESB, Vol. III p.
O que é a neurastenia e como é feito o tratamento. A neurastenia é um transtorno psicológico, de causa pouco esclarecida e caracterizada por enfraquecimento do sistema nervoso, resultando em fraqueza, esgotamento emocional, dor de cabeça e cansaço excessivo, por exemplo.
Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.
Neurastenia (neuro = cérebro, astenia= fraqueza), é um transtorno psicológico resultado do enfraquecimento do sistema nervoso central, culminando em astenia física e mental.
Os remédios envolvidos no tratamento devem ser prescritos por um psiquiatra e variam de acordo com os sintomas apresentados. No geral, são utilizados antidepressivos e ansiolíticos (medicamentos contra a ansiedade).