Peixe é tão rico em proteínas quanto à carne e possui menos gordura. O peixe deveria estar mais presente no cardápio brasileiro. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.
Alimentos com proteína animal
Dentre os cortes mais ricos em proteínas, destaca-se o contra-filé, coxão mole, filé mignon, lagarto, miolo do alcatra, maminha, músculo e patinho. Ou seja, no geral, são os mesmos cortes mais magros também!
A avicultura brasileira vem investindo em melhoramento genético e vitaminas para que o frango chegue saudável na mesa do consumidor”, informou. Informações nutricionais importantes: Ovo de galinha inteiro – Calorias (valor energético): 67,05 kcal; Carboidratos: 0,55 g; Proteínas: 5,63 g.
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
Alimentos ricos em proteína animal
Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares.
Além disso, tanto o feijão carioca quanto o preto contém minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.
Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.
Azuki
Além disso, o carioca é um pouco menos calórico: 76 Kcal/100g contra 77 Kcal/100g. Por outro lado, o feijão preto leva vantagem contra o feijão carioca nos quesitos ferro (1.
Inserir o feijão em uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento. É preciso moderação no consumo, já que o alimento é rico em carboidratos e pode engordar - 100 gramas apresentam 22 gramas do nutriente, semelhante à quantidade encontrada no arroz (28 gramas).
Ajuda a emagrecer Tem baixo valor calórico, baixo índice glicêmico, pouca gordura e é fonte de proteínas. Portanto, "é um excelente aliado no processo de emagrecimento, além de ser rico em fibras que promovem saciedade e ajuda na redução da absorção de gorduras", explica a nutricionista Angélica.
“O ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, indica ela. A nutricionista aponta que estes alimentos só engordam caso sejam consumidos em excesso.
Se você está com uma dieta de baixo índice glicêmico, o feijão preto é o seu prato ideal. “Eles contêm amido resistente, que passa pelo intestino delgado em grande parte não digerido e ajuda a evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam elevados.”
O feijão fradinho, também conhecido como feijão corda, é a base de pratos como o acarajé, bolinho frito típico da culinária da Bahia. Ele também constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo a nível proteico e energético.
Também é chamado de feijão-macaçar ou caupi. Feijão Fradinho: também é chamado de feijão de corda em algumas regiões, é utilizado para preparar saladas ou pratos especiais. É um grão que não produz caldo e tem sabor frutado. ... Tem o sabor mais suave que o carioca e, quando cozido, produz um caldo grosso.