Várias classes de palavras abrangem exclusivamente palavras invariáveis, como é o caso das conjunções e das interjeições. Segue alguns exemplos: "entretanto"; "todavia"; "conforme"; "Silêncio!"; "portanto"; "olá"; "alô"; "oxalá"; entre outros.
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... ... Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Singular e plural
Por exemplo, a frase 'a menina é bonita' está no singular porque se refere a apenas uma menina. Para alterar essa frase e passá-la para o plural, seria necessário acrescentar 's' nos termos da frase, ou seja, no artigo, substantivo, verbo e adjetivo. Então, a frase seria 'As meninas são bonitas'.
Resposta. Resposta: altera-se o -ão para -ões. Exemplos: charlatão, charlatões.
substantivo masculino plural Felicitações, congratulações, que significam cumprimentos dirigidos a alguém por alguma coisa: parabéns pelo seu aniversário. Etimologia (origem da palavra parabéns). Plural de parabém.
Assim como desejamos “feliz aniversário”, o costume de dar presentes aos aniversariantes tinha o objetivo de afastar os maus espíritos. Isso acontecia no Egito Antigo e em Roma durante a idade média. ... Dar presentes resultava numa proteção ainda maior.
A palavra “parabéns” classifica-se gramaticalmente como um substantivo masculino e plural. Por isso o correto é dizer “vamos cantar os parabéns”, “meus parabéns a você”, “esses parabéns estão atrasados”.
TÃO CANTADO NOS ANIVERSARIOS RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média. ... É um aniversário. O que muitos não percebem é que depois da música vem sempre o tal de Ra-tim-bum! (que significa: eu amaldiçôo você).
RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. ... O que muitos não sabem é que depois damúsica vem um tal de “ra tim bum” (isso significa: eu amaldiçôo você) muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até cristãs.
“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins. O cara era conhecido pelo apelido de Pic-pic porque usava uma tesourinha para aparar a barba e o bigode pontiagudo. “É hora, é hora” era outro bordão dos estudantes usado nos bares próximos à faculdade.