Resposta. Os mais comuns são o chocalho, a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo. tem tb o Maracá, usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes.
INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.
O rolo de papel servirá como o cabo da maracá. Com uma tesoura sem ponta, corte o rolinho de papel ao meio. Posicione a garrafa por cima e enrole o rolinho de papel em torno da tampinha da garrafa para fazer o cabo. Aperte bem e passe a fita adesiva para firmar o cabo à maracá.
Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva. Use a criatividade para decorar.
Basta pegar uma lata vazia e cobrir com uma bexiga cortada, sem o bico. Quanto mais esticada a borracha melhor o som ficará, mas é preciso tomar cuidado para não rasgar. Prendemos a bexiga usando uma fita adesiva bem resistente, para evitar que o tambor desmonte durante as brincadeiras mais animadas.
#1 – Bongo Para fazer o instrumento basta colocar um punhado de arroz em uma lata vazia. Depois, esticar um balão na extremidade aberta, fixando com uma faixa elástica. Por último, é só separar dois pauzinhos para que os pequenos possam tocar.
Resposta. a)Estes instrumentos, construídos de forma artesanal e com materiais naturais como madeira e pele de animais, coexistem atualmente com os instrumentos modernos, de fabricação industrial e constituídos em geral de metal e plástico.
Execução. Os tambores podem ser percutidos com baquetas, escovas de arame ou diretamente com as mãos, que exercem ainda o papel de abafadores para alterar o timbre, a altura ou a intensidade do som produzido.