Um erro muito comum de norma culta na redação é quanto à regência verbal. Por não compreender bem os conceitos de transitividade e intransitividade, os alunos podem cometer erros graves, considerando que as diferentes regências interferem no significado da palavra.
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
Erro de concordância: ocorre quando o verbo se flexiona de maneira errada em número (singular ou plural) ou/e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), causando uma discordância gramatical.
Questão 23. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: ... O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3. ª pessoa do singular: Faz dois meses que o visitei.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. ... Sujeito composto – em regra geral, o verbo vai para o plural.
Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.
Texto: A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural. Quando o pronome for “ele”, o verbo concorda no singular: “ele vai”.
Nas frases a seguir, justifique a regra de concordância verbal. ... —>verbo ser + pronome pessoal + QUEM —> o verbo concorda com o pronome pessoal ou fica na 3ª pessoa do singular .
Resposta. Concordância verbal é a correta flexão do verbo, em número e pessoa, com relação ao sujeito da oração. Concordância, ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase , neste contexto pode ser entendido como "se refere de forma correta". Exemplos: João faz o dever de casa.
Quando ela não está de acordo com a norma culta da língua.
Significado de Inadequação substantivo feminino Característica ou particularidade do que é inadequado; escassez ou falta de adequação; sem adequação.
Está incorreta, pois como o adjetivo vem após os substantivos e são dois substantivos, um masculino e um feminino, o adjetivo deve ficar no plural masculino ou concordar com o mais próximo. Visitei uma exposição de esculturas e quadros RAROS.
Resposta. Alternativa C, pois o adjetivo raro deve concordar com os dois referentes( esculturas e quadros) ou com o mais próximo (quadros). Portanto, o correto seria: "Visitei uma exposição de esculturas e quadros raros".
Quanto à concordância nominal, preencha as lacunas das frases: (I) Era talvez meio-dia e .......................quando fora preso. (II) Decepção é .............................. para fortalecer o sentimento patriótico. (III) Apesar da superpopulação do alojamento, havia acomodações.............................