São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. Exemplos de estrangeiras:Coca-Cola;Ford;MC Donald's;Samsung ...
As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações.
Dentre as características das empresas multinacionais, citam-se: a facilidade de deslocamento dessas empresas e seus produtos pelo mundo, a utilização de mão de obra barata e matérias-primas acessíveis para a redução dos gastos na produção e sua presença em cidades globais (somente suas sedes).
A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora. ... Pois, países em desenvolvimento costuma oferecer isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e principalmente mão de obra barata.
Os países desenvolvidos apresentam elevado IDH, portanto, apresentam boa qualidade de vida, elevada renda e grau de educação. As taxas de mortalidade e de natalidade nesses países são baixas se comparadas às de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.
País rico - I.D.H elevado, industrias tecnologias de ponta, economia e padrão de vida favorável.
São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza. Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta.
O Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria.
Subdesenvolvimento é um termo que é usado com frequência em Economia para definir a baixa renda de um país. Em geral é incluído nesse significado a falta de acesso da população de um país ou região às oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.
Resposta. a origem da divisão dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos surgiu em teoria de relacionamentos internacionais, conhecida pelo movimento político mundial como " Nova Ordem Mundial", que definiu os países desenvolvidos: países com economia pós-industrial, maior grau de desenvolvimento e população urbana.
Resposta. A raiz está na ausência de senso comum, de coletividade, o qual evolui para os mais diversos problemas socio-econômicos e que motivam o subdesenvolvimento. ... Atualmente, a maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.
O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. ... O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica.
Um país desenvolvido não precisa de um sistema publico de saúde e educação, isso é uma grande falácia, agentes privados e integrante da sociedade civil podem fazer isso e muito melhor do que o Estado, inclusive de forma gratuita.
Quanto menos tarifas, impostos, tributos e regulações, melhor. Hoje, o Brasil não se desenvolve porque vive o pesadelo estatista do qual a Nova Zelândia sofreu há pouco mais de trinta anos. Este, portanto, é um formidável exemplo a ser copiado, estudado e implementado de perto.
Resposta: São países com uma economia muito forte ou forte, muitas vezes comparável com a economia de países desenvolvidos, como é o caso do Brasil que é um país em desenvolvimento e que tem a sexta economia do globo, com um parque industrial complexo, e que tanto exporta maquinaria de ponta, quanto matéria-prima.
Transformações na economia são acompanhadas por novas instituições políticas e sociais. Foi o que começou a ocorrer no Brasil a partir da década de 1930. Além da indústria têxtil e de calçados, essa fase se estende para mineração (Vale em 1941) e CSN em 1945.