substantivo masculino Situação que ocorre a partir de outras; resultado: o corolário desse benefício fiscal será o aumento de impostos. [Por Extensão] O que resulta dessa situação; consequência: nem sempre a honestidade tem por corolário a amizade.
substantivo feminino Conclusão por inferência ou dedução, partindo de indícios, fatos, raciocínios ou acontecimentos; dedução, conclusão, inferência: suas ilações contrariam as provas. ... Ato de fazer inferência, de deduzir, de concluir: ilação de possibilidades. Etimologia (origem da palavra ilação). Do latim illatio.
Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.
Regras do Silogismo Para que um argumento em forma silogística seja válido, ele deve obedecer a um conjunto de regras mais ou menos intuitivas, que são as seguintes: 1ª Regra: somente três termos (menor, médio e maior). 2ª Regra: os termos maior e menor nunca devem ter maior extensão na conclusão do que nas premissas.
Silogismo inválido. Quando existem duas premissas negativas, não é possível estabelecer qualquer conexão válida entre os termos do silogismo. 2ª De duas premissas afirmativas não se pode extrair uma conclusão negativa. Silogismo inválido.
Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem, Logo, Sócrates é mortal.”