Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade. Não é só importante, como necessário. O principal motivo de se conhecer materiais condutores e isolantes de corrente elétrica é para manter a segurança e evitar choques elétricos.
Um isolante elétrico (IE) é aquele material que resiste ao fluxo de elétrons por conter baixa quantidade desta partícula subatômica em estado livre em sua composição.
As linhas de tensões trabalham com altas tensões a fim de minimizar as perdas de energia a ponto de conseguir alimentar e suprir as necessidades energéticas dos consumidores. Assim sendo, por meio dessa ação pode - se garantir a função de aparelhos eletrônicos, por isso, teve - se a padronização de energia de operação.
Os elementos básicos de uma linha de transmissão são os condutores de fase, cabos pára-raios ou cabos de guarda, estrutura e isoladores. A primeira vista pode parecer que são os condutores de fase os principais componentes. Contudo, os demais elementos são igualmente importantes.
Linha de transmissão é um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, e sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.
As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV. ... Para se escolher transmissão entre sistemas de corrente alternada ou corrente contínua são feitos estudos técnicos e econômicos.
Cada linha de transmissão possui um nível de tensão nominal, onde encontramos valores até de 750 kV, com diversos estudos e protótipos em 1 a 1,2 MV. As linhas de distribuição são usualmente na faixa de 13,8 kV no Brasil, e 15KV em Portugal continental.