O anterídio é responsável pela produção dos gametas masculinos conhecidos por anterozoides. ... Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
O anterozoide é a célula sexual (ou gâmeta) masculina das plantas, mas também das algas, nos casos em que existe heterogamia. ... De facto, a flor é uma adaptação das plantas à vida em terra seca e consiste, essencialmente, na proteção dos anterozoides em grãos de pólen, cuja função é guiar os anterozoides até aos óvulos.
Significado de Anterozoide substantivo masculino [Botânica] Gâmeta reprodutor masculino presente nos vegetais e formado no anterídio.
Significado de Arquegônio substantivo masculino [Botânica] Órgão feminino microscópico, em forma de garrafa, que contém a oosfera, célula reprodutora feminina, e que existe nos criptógamos vasculares, nas gimnospermas e nos musgos.
Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Gametas são células especializadas responsáveis pela transferência dos genes na reprodução sexuada. Eles são produzidos em um processo denominado gametogênese. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): ...
Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos.
O genoma é uma célula haploide de cromossomos característico de cada espécie sendo assim um conjuntos de todos os genes de uma especie de ser vivo.
A diferença principal é de tamanho. O menor de todos é o gene. A partir daí, a coisa aumenta: vários genes em seqüência formam o DNA, um conjunto de moléculas que carrega a informação genética de todos os seres vivos. “Uma comparação ajuda a entender essa diferença.