O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia (e teia) alimentar em que os animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que uma espécie animal (predadora / caçadora), decorrente ao instinto de sobrevivência, captura e mata outra espécie de nível trófico inferior (presa), para dela se alimentar.
A terra possui muitas cadeias alimentares, onde cada degrau regula a o outro. o predatismo É importante pois ele controla a população de espécies de herbívoros, se caso a a população de herbivoros crescesse incontrolavelmente, eles consumiriam toda a vegetação até ela acabar, morrendo de fome, e quando a população de ...
São animais que podem se alimentar tanto de carne como os carnívoros, quanto de vegetais como os herbívoros. A palavra onívoro vem do latim (Omnis = tudo; vorus=devorar/comer) e significa aquele que come de tudo.
Classificação com base na dieta
Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em herbívoros, carnívoros e onívoros. - Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. ... Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, veado, gafanhoto, borboletas, zebras, elefantes, girafas, entre outros.