Principais sintomas Os sintomas mais comuns de uma mastoidite incluem: Dor persistente e latejante, no ouvido e na região ao redor do ouvido; Vermelhidão e inchaço na região atrás da orelha; Formação de uma protuberância atrás do ouvido, similar a um caroço, que pode confundir com outras causas.
A mastoidite é uma infecção bacteriana da apófise mastoide, que é o osso proeminente que se encontra atrás do ouvido. Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou inadequadamente tratada se dissemina do ouvido médio ao osso que o circunda – a apófise mastoide.
A otite média aguda é uma inflamação da orelha média que pode envolver outros espaços pneumatizados do osso temporal por contiguidade. Quando ela ocorre simultaneamente a mastoidite o termo otomastoidite é usado.
A surdez súbita se caracteriza como uma surdez sensorioneural de aparecimento abrupto e sem causa conhecida. Seu acometimento é quase sempre unilateral, sendo acompanhada de zumbidos em aproximadamente 80 por cento dos casos e de tonturas em 30 por cento.
A surdez súbita pode ter cura, pois ela é temporária e, geralmente, desaparece após 14 dias. O tratamento para surdez súbita deve ser prescrito pelo médico otorrino, podendo ser feito em casa com a ingestão de remédios corticoides e repouso na cama.
Surdez Condutiva É reversível e tem sua origem causada por algum problema no ouvido externo ou médio (que conduz o som até o ouvido interno). A cura é possível com cuidados médicos. Este tipo de perda auditiva pode ocorrer por acúmulo de cera no canal auditivo ou por otites, por exemplo.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos