Prosopopeia ou personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. ... consiste em dar a objetos ou animais sentimentos humanos.
A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
Resposta. A diferença existente é que os seres inanimados são os seres vivos que não se animam ou seja não se mexem; enquanto que os objetos inanimados são objetos ou seres não vivos que não se animam ou seja não se movem.
A hipérbole é uma figura de pensamento, já que o sentido figurado reside na ideia sugerida. Assim, ela consiste no exagero proposital em uma afirmação. Daí o adjetivo “hiperbólico”, isto é, exagerado, excessivo.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
Antítese, apóstrofe, eufemismo, gradação ou clímax, hipérbole, ironia, paradoxo ou oxímoro, prosopopeia ou personificação. Aliteração, assonância, onomatopeia, paronomásia.