É o tipo de dominação que se baseia no uso das Leis do Estado e demais regras presentes na sociedade. Na realidade, a dominação racional legal é baseada em normas que definem uma hierarquia na estrutura social. Nesse sentido, é um tipo de dominação que exige obediência a tudo o que é passado pelo responsável.
A dominação política significa a hierarquização de preferências, gostos, ideologias e formas de vida de um grupo em relação ao outro, o qual, na condição de denominado, tem as opções de se resignar frente ao dominador, com ele se aliar, dele obter benefícios (pela bajulação), ou tentar suplantá-lo por meio da astúcia, ...
É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuado no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado ou não, em que os subordinados prestam obediência ao indivíduo ou à instituição detentores da autoridade.
Dominação Legal (onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente), tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação.
Para manter a dominação o detentor do poder precisa de legitimidade, que é concedida, de acordo com os esquemas de Weber, de três principais modos: dominação carismática, dominação tradicional e dominação legal.