Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.
Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.
Resposta: alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica.
→ O que são alelos múltiplos ou polialelia? Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).
A dominância é um tipo de interação de alelos de um mesmo gene, na qual o fenótipo de um de um alelo mascara o segundo alelo no mesmo locus. ... Para um alelo recessivo produzir um fenótipo recessivo, é preciso que o indivíduo tenha duas cópias desse alelo, uma proveniente de cada um dos pais.