Em ciências biológicas, MORFOLOGIA é a ciência que se dedica ao estudo da forma e da estrutura dos organismos. Isso inclui aspectos da aparência externa, como forma, estrutura e cor, bem como de partes internas, como ossos e orgãos.
As doenças fisiológicas são consideradas anormalidades causadas por condições de desequilíbrio da planta. Esse desequilíbrio pode ser causado por elevadas concentrações de adubo ou deficiência de determinado elemento, excesso ou falta de água, estresse fisiológico causado por variações climáticas.
Com isto, os efeitos benéficos da prática de atividade física regular sobre as doenças cardiovasculares foram associados, principalmente, à maior produção de agentes vasodilatadores derivados do endotélio, com conseqüente redução da resistência vascular periférica e diminuição dos níveis de LDL colesterol.
Resposta cardiovascular ao exercício Para suprir as demandas aumentadas do corpo o sistema cardiovascular sofrerá uma séria de alterações que envolvem, via de regra, o aumento de: frequência cardíaca; volume de ejeção; débito cardíaco; fluxo sanguíneo; pressão arterial e o sangue.
O estudo da fisiologia humana tem por objetivo analisar o funcionamento do organismo humano nas suas esferas físicas, bioquímicas e mecânicas, utilizando-se dos conhecimentos obtidos para aprimorar técnicas, desenvolver novas e trazer benefícios para a sociedade.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.