“A pipoca ou doburu é o alimento ritual preferido de Omolu, orixá que tem domínio sobre as doenças, detentor dos mistérios da vida e da morte”. E explica a simbologia: “A pipoca é análoga às feridas da pele. A ferida pipocou ou estourou.
O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.
Como fazer Deixe ferver até estourar bem as pipocas. Depois, coloque as pipocas em um recipiente. Não acrescente sal. Em seguida, vai pegando os punhados de pipoca e esfregue em todo seu corpo (descarrego de Omulu da cabeça aos pés).
Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). Senhor da cura, da evolução e da passagem. – São Roque, São Bento. Senhor do fim.
Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres. Acham que nada pode dar certo, que nada está bom.
Omolu/Obaluaê, em suas multiplicidades, mantém-se senhor das doenças e das curas, com suas árvores sagradas em diversos terreiros de candomblé e à frente da igreja de São Lázaro no bairro da Federação na Cidade do Salvador. ... Os depoimentos de fiéis atestam os poderes curativos de Obaluaê/Omolu/São Roque/São Lázaro.
De acordo com a lenda, Lázaro teria morrido há quatro dias quando Jesus chegou à sua casa. ... A partir do sincretismo religiosos afro-brasileiro, São Lázaro também é cultuado na Umbanda, sendo representado pela figura de Obaluaê, um orixá conhecido por ter os segredos da vida e da morte.
São Roque é considerado padroeiro dos inválidos e cirurgiões, além de ser o protetor contra pestes, doenças físicas, mentais, espirituais e demais epidemias. Na Umbanda, o culto é feito a Omulu que se desdobra em muitas vertentes com o nome de Obaluaiê. ...
No Candomblé, São Roque é representado por Obaluaê, ou Omolu, orixá responsável tanto pela cura, quanto pela disseminação de doenças infecto-contagiosas.
Milagroso São Lázaro, cheio de feridas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar o meu corpo com enfermidade. Oh! Milagroso São Lázaro, ressuscitado por Jesus Cristo, iluminai os meus passos, afim de que por onde eu andar, não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer.
Popularmente, enraizou-se a ideia de que São Lázaro é considerado protetor dos animais, sendo bastante venerado pelas pessoas com bichos de estimação. A história de São Lázaro é conhecida pela sua unicidade na bíblia sagrada, que narra um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo: a ressurreição de Lázaro.
São Roque
Conforme os escritos, Lázaro após ter sido ressuscitado dirigiu-se a Provença após a morte de Jesus Cristo juntamente com suas irmãs e mais pessoas. É considerado o primeiro bispo de Marselha. No período da Idade Média, tornou-se também o padroeiro dos leprosos. Na Umbanda, o culto é feito a Omulu ou Obaluayê.
É aqui que começa a confusão com Omolu, já que ambos possuem campos próximos mas muito distintos entre si. Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Exu Omulu é o Exus que tem o titulo de Cavaleiro da Morte por ter sido um Cavaleiro Templário Durante as Cruzadas um de seus seguidores é conhecido como Lorde da Morte, este embora tenha lutado nas Cruzadas tem uma segunda chance e retorna para o resgate de suas dividas antes de ficar no mundo espiritual e torna-se um ...
Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número:13 (Odù éjì ológbon: razão).
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda. Linha de Iemanjá = Contas Azul claro (em alguns casos contas Brancas e Azuis) - Candomblé/ Azul-claro ou Cristal (Transparente) - Umbanda.
No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho". Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.
Oxóssi