1. Que instrui (ex.: conversas instrutivas; documentário instrutivo). 2. [ Direito ] Que é relativo a instrução ou à fase do processo judicial em que se reúnem os meios de prova e a maneira de os utilizar (ex.: falha instrutiva; procedimento instrutivo).
As rochas extrusivas – também chamadas de vulcânicas ou afaníticas – são aquelas que se formam nas camadas mais altas ou na superfície da Terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões.
Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).
As rochas magmáticas, também chamadas de ígneas, são um dos três tipos principais de rochas. ... As rochas magmáticas intrusivas são as formadas abaixo da superfície, como é o caso do granito. E as rochas magmáticas extrusivas são formadas próximo à superfície, como é o caso do basalto.
ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
rocha magmática
As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se quando o magma intrude em uma massa de rocha não-fundida em profundidade na crosta terrestre. Cristais grandes crescem enquanto o magma esfria, produzindo rochas de granulação grossa.
Há dois tipos principais de rochas ígneas: intrusivas (ou plutônicas) e extrusivas (ou vulcânicas). As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.
As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. ... Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.
O diamante é o material mais duro, pois é capaz de riscar/ cortar a maioria dos materiais.
Há duas formas de cortar o diamante bruto: na clivagem, o método mais comum, o diamante é partido com um rápido golpe. Em algumas pedras, porém, essa técnica não funciona. Usa-se, então, a serragem, processo longo e tedioso, feito com uma serra elétrica rotatória ou, mais recentemente, com raios laser.
carbono
1070 com 0,7% de carbono já começa a ser usado na cutelaria, principalmente em sanduíches com outros aços para formar aços tipo damasco. 1095 com 0,95% de carbono é o aço padrão das limas de boas marcas e gera boas facas para quem gosta de um aço tradicional.
As resistências à ruptura por tração ou compressão dos aços utilizados em estruturas são iguais, variando entre 300 Mpa até 1200 Mpa.
A resistência mecânica, no campo da mecânica dos sólidos, é a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformação do material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade.
O aço carbono é uma liga metálica, e sua constituição de liga confere ao aço o seu nível de resistência mecânica, dispondo de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição.
O limite da tensão do regime elástico chama-se resistência ao escoamento do aço fy. Região Plástica: O material escoa devido a tensão promovida pela carga. Essa deformação plástica é irreversível. Após o escoamento total a tensão (σ), volta a aumentar até o limite de ruptura, onde a peça finalmente rompe.
Ductilidade é a propriedade que indica o grau de deformação que o material consegue suportar (chamada deformação plástica) até seu total rompimento.