adjetivo Que se refere a fulcro; com base ou ponto de apoio; axial. [Figurado] Relativo ao que é fundamental, ao ponto mais importante e essencial de algo: pista fulcral para o entendimento do caso.
Notas: Notas: Efeitos deletérios são efeitos nocivos ou prejudiciais à saúde, geralmente associados a alguma substância ou procedimento.
adjetivo Capaz de prejudicar; que ocasiona danos: o açúcar é nocivo a saúde. Que pode ser perigoso; danoso: remédio nocivo para crianças. [Popular] Que pode matar ou causar mortes; fatal, tóxico: veneno nocivo. Etimologia (origem da palavra nocivo).
Os animais nocivos: São aqueles que prejudicam os seres humanos pela propagação de doenças, causando ferimentos, destruindo plantações e propriedades, ou causando efeitos desagradáveis, como por exemplo: alguns tipos de mosquitos, a mosca, o carrapato, a pulga, a barata e o piolho.
Resposta. Resposta: A queima de combustíveis fósseis no ambiente leva ao aumento dos índices de gás carbônico, que é tóxico se acumulado na atmosfera. Ele tem o efeito de manter o calor na atmosfera, por isso é necessário em determinado nível, mas causa desequilíbrios com lugares mais quentes e outros mais frios.
Azuaga (2000) afirma que entre os danos ao ambiente e à saúde humana, causados pela emissão desses poluentes, destacam-se a acidificação de rios e florestas, o ataque aos materiais, o aumento de problemas respiratórios e circulatórios na população, bem como a perda de bem estar da população, além do efeito estufa e do ...
O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. ... Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação. A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais.
Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas. Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de energia elétrica. Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura. Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade.
Dentre os problemas causados pelas queimadas está a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, substância que polui o ar e contribui para o aquecimento global e aumento do efeito estufa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), queimadas descontroladas não representam perigo apenas para as áreas verdes, mas podem comprometer ecossistemas amazônicos e do cerrado, aumentar a mortandade de animais silvestres, além de provocar doenças respiratórias em humanos e aumentar o risco de ...
Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente
A queimada provoca a retirada de recursos importantes como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas. É mais comum identificar a utilização da queimada no solo por produtores que possuem menos recursos financeiros e maquinários adequados para realização da limpeza.