A epiderme vegetal, por ser um tecido de revestimento, auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente. Em raízes, por exemplo, esse tecido ajuda na absorção de água e sais minerais.
A epiderme vegetal, que é a camada de células mais externa do corpo primário da planta, recobre flores, frutos, sementes, folhas, caules e raízes e permanece até ser substituída pela periderme em plantas que possuem crescimento secundário.
periderme
tecido epitelial
Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. Por último temos o sistema vascular do vegetal que garante a condução de substâncias pelo corpo da planta. Dois tipos de tecido fazem parte dele: o xilema e o floema.
Resposta. Explicação: Tecido vivo formado por células anucleadas (elementos de tubos crivados) associadas a células nucleadas chamadas células companheiras; não apresentam paredes celulares com reforços de lignina; conduzem seiva elaborada (ou orgânica).
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme – epiderme; meristema fundamental – tecidos fundamentais; e procâmbio – tecidos vasculares primários. Localizam-se no ápice dos caules e das raízes, onde ocorrem inúmeras divisões celulares capaze de gerar o crescimento do vegetal.
→ Funções dos meristemas Como os meristemas possuem células indiferenciadas, eles originam todos os tecidos da planta. São eles que são responsáveis, portanto, pelo crescimento em tamanho e também em espessura do vegetal. Além disso, atuam na cicatrização de possíveis ferimentos na planta.
Os tecidos condutores garantem o transporte de substância pelo corpo do vegetal. Esses tecidos podem ser classificados em dois tipos: xilema e floema. Os tecidos condutores são os tecidos vegetais que apresentam como função primordial conduzir água e outras substâncias para todo o corpo da planta.
Os tecidos de condução das plantas são o xilema e o floema, responsáveis pela distribuição e condução de substâncias do vegetal, sendo o sistema vascular deles. ... Já o floema transporta a seiva elaborada, feita a partir dos sais transportados pelo xilema, que contém os componentes produzidos através da fotossíntese.
Região meristemática: região onde se encontra o meristema primário e onde as novas células da raiz são produzidas. Essa região, no ápice da raiz, é revestida pela coifa, que se assemelha a um dedal.
2) Por que dizemos que não pode haver ramificações na zona lisa da raiz? Pois é o local de multiplicação celular, responsável pelo crescimento da raiz. Se houver ramificações, o crescimento será afetado diretamente.