As análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.
O Técnico em Análises Clínicas é o profissional responsável por fazer, analisar e emitir um parecer acerca dos exames laboratoriais. É ele quem faz uma leitura laboratorial de diagnóstico por meio dos equipamentos necessários para as avaliações.
A “correria” em um laboratório de análises clínicas se dá pela manhã: o período de coleta é considerado o horário crítico, pelo menos pra mim, pois dura aproximadamente 1h30 minutos. Por ser um laboratório de cidade de interior o movimento é pequeno, girando em torno de 25-40 pacientes/dia.
Saber realizar exames diferenciados e específicos a fim de atender a demanda médica é fundamental. Esse cargo é responsável por alguns procedimentos, como análises microscópicas, testes laboratoriais, e também operação e calibração dos equipamentos em uso.
O que é necessário para montar um laboratório de análises clínicas:
O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Para que as reações químicas ocorram com sucesso, é preciso que o laboratório ofereça equipamentos e segurança necessários. ... Um grande conflito ocorre quando as pessoas assimilam a química somente com o perigo.
O Laboratório Químico do Museu Imperial e Nacional foi, na opinião de Alfredo Andrade (1949), o primeiro laboratório químico para análises a ser fundado no país, pois o Laboratório Químico-Prático, criado em 1812, destinava-se fundamentalmente a exames de produtos farmacêuticos.
Os equipamentos para laboratório são instrumentos utilizados para experimentos, cálculos, análises, medições e formulações em laboratórios de diversos segmentos, manuseados por profissionais bioquímicos, cientistas, farmacêuticos, equipes técnicas e até mesmo universitários.
As vidrarias de laboratório são utensílios de vidro usados para análises, separação de misturas, reações e testes. O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos.
O termo vidraria volumétrica se refere a recipientes de vidro que são projetados para medir volume de líquidos com alto grau de exatidão. Três desses recipientes – a bureta, a pipeta e o balão volumétrico – são encontrados em todos os laboratórios de análise quantitativa.
Questão 03 A maioria dos equipamentos e materiais de laboratório são de vidro em função de sua excelente transparência, resistência à mudanças bruscas de temperatura, não manchar, fácil limpeza e facilidade de secagem. O vidro comum não pode ser aquecido pois não resistem às variações de temperatura.
Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.