Ontogenia ou ontogênese descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo, desde o ovo fertilizado, até a sua forma adulta. É estudada na Biologia do Desenvolvimento. ... A ontogênese define a formação e desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação do óvulo até à morte do indivíduo.
Definições • Filogénese: história da evolução de uma espécie ou qualquer outro grupo. Ontogénese: conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias, pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até á forma adulta.
A filogénese (evolução da espécie) inclui múltiplos processos de ontogénese (evolução do indivíduo). ... Ontogénese • Ontogénese: "traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-- embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta".
Ontogênese é o nome dado ao processo de formação de um ser vivo. Descreve a transformação de uma semente em árvore ou o surgimento de uma pessoa a partir de um óvulo fecundado. Inicialmente, o conceito de ontogênese era usado para descrever as mudanças de forma durante o desenvolvimento de um ser vivo.
Significado de Sociogenético adjetivo [Sociologia] Referente à origem e conservação da sociedade considerada em seus aspectos claramente humanos, como o estético, o espiritual e o intelectual.
A ontogenia (ou ontogênese) (do grego ὀντογένεση, composto de ὄντος, transl. ontos, 'ser, ente' e γένεσις génesis, 'criação') diz respeito à origem e ao desenvolvimento de um organismo.
O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
Evidências consideráveis demonstram que eventos ambientais alteram a estrutura e a função do cérebro e que o aprendizado (memória) se associa a alterações a nível de bioquímica neuronal.
O sistema nervoso difuso é aquele que apresenta uma rede de células nervosas espalhadas pelo corpo do animal. ... O sistema nervoso difuso é encontrado em celenterados (pólipos e medusas). A partir de platelmintos, já são encontrados gânglios cerebrais e cordões nervosos.
As células nervosas estão localizadas na mesogleia e estão dispostas em forma de rede, chamando esse sistema de sistema nervoso difuso, onde o impulso nervoso é transmitido para todas as células nervosas do organismo. O sistema digestório é incompleto, já que os cnidários apresentam boca, mas não apresentam ânus.
Sistema Nervoso. Nos possuidores de muitos gânglios nervosos, os da região anterior – gânglios cerebróides – são mais desenvolvidos e funcionam como um cérebro rudimentar que controla os demais gânglios. ... Este tipo de organização nervosa é chamada de Sistema Nervoso Ganglionar.
As ações voluntárias são aquelas que nos permite ter vontade própria, como comer, falar, brincar, mexer o dedão do pé e muitas outras. Já as ações involuntárias são aquelas que fazemos sem perceber, como bater o coração, respirar, aquelas que o corpo faz mesmo quando você está dormindo.
Resumindo=Sua função é ligar o Sistema Nervoso Central aos outros órgãos do corpo e com isso realizar o transporte de informações. ... Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo.