EQST

O Que Rubola Na Gravidez?

O que é rubéola na gravidez?

A rubéola é uma doença relativamente comum na infância que, quando surge na gravidez, pode causar malformações no bebê como microcefalia, surdez ou alterações nos olhos. Assim, o ideal é que a mulher faça a vacina contra a doença antes de engravidar.

O que a rubéola pode causar na gravidez?

Além da catarata congênita, a doença também pode causar no feto surdez, retardamento mental, malformação do globo ocular (microftalmia) e até interromper a gestação. Queiroz Neto destaca que o maior desafio da rubéola entre gestantes é a falta de sintomas, que ocorre em 80% dos casos.

O que acontece se tomar vacina de rubeola na gravidez?

Quem está grávida pode tomar a vacina contra rubéola? Não. Apesar de estudos mostrarem que a vacina con- tra a rubéola é segura e mesmo se aplicada durante a gravidez não causa danos ao feto, a recomendação do Ministério da Saú- de é não vacinar gestantes.

O que acontece se gestante tomar tríplice viral?

Apesar de evidências científicas demonstrarem que vacinas como febre amarela e tríplice viral não causam danos fetal, por precaução, não se recomenda a vacinação durante a gestação.

O que acontece se uma grávida tomar a vacina do sarampo?

“O sistema imunológico fica vulnerável durante a gestação e ao receber vacina com germe vivo a mulher pode desenvolver a doença e ter complicações, além de prejudicar o feto em desenvolvimento”. O médico informa que a mulher que já tomou as doses da vacina, em qualquer período da vida, está protegida contra a doença.

Estou grávida e tomei vacina tríplice viral?

A vacina triplice viral para sarampo não deve ser feita durante a gravidez. As vacinas de vírus vivo e atenuados não podem ser realizadas na gravidez. O risco de sarampo/rubeola/caxumba vacinal existe e o risco de infecção fetal pode existir. Esse risco é baixo.

Porque gestante não pode tomar vacina tríplice viral?

A vacina tríplice viral não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese, embora nenhum estudo tenha demonstrado esse risco.

Estou grávida e tomei a vacina da febre amarela o que pode acontecer?

“A grávida não pode tomar a vacina contra a febre amarela, pois a sua fabricação é feita através do vírus vivo (atenuado), sendo assim, ela pode desenvolver a doença de uma forma branda e ultrapassar a barreira placentária chagando ao bebê.

Quais as vacinas que podem ser administradas nas gestantes?

O Ministério da Saúde recomenda rotineiramente quatro vacinas que são oferecidas para todas as gestantes: dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto: difteria, tétano e coqueluche), dT (Dupla Adulto: difteria e tétano), Hepatite B e Gripe (Influenza), que deverão ser utilizadas de acordo com a história vacinal ...