EQST

O Que Refutar Argumentos?

O que é refutar argumentos?

Refutação: As razões que podem ser indicadas para mostrar que os contra-argumentos são inconsistentes para negarem as teses/teorias. Conclusão: As respostas a que teremos que chegar tendo em conta a validade dos argumentos apresentados, assim como os raciocínios efectuados.

O que é hipótese refutada?

se a resposta prevista a partir da hipótese não se concretiza, a hipótese é refutada e busca-se uma explicação alternativa para o fenômeno, voltando-se ao passo 2.

O que que é uma hipótese?

Uma hipótese (do grego antigo ὑπόθεσις, transl. hypóthesis, composto de hypo, 'sob', 'abaixo de', e thésis, 'posição') suposição ou especulação é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.

O que é uma hipótese diagnóstica?

O que é uma hipótese diagnóstica A hipótese diagnóstica consiste na sugestão de um diagnóstico com base nas informações clínicas e em outros exames complementares. A construção de uma hipótese diagnóstica pode seguir vários processos mentais distintos.

O que é uma hipótese de pesquisa?

As hipóteses podem ser entendidas como sendo pressuposições sobre o esperado. Ter uma ou algumas hipóteses vão contribuir para orientar a direção da sua pesquisa. Logo, ajuda você a manter o foco.

Como se faz uma hipótese?

Afirmação: uma hipótese não é uma pergunta, uma hipótese é uma afirmação sobre algo.

  1. Simples: uma boa hipótese é escrita em linguagem simples de maneira a expressar exatamente o que está em jogo.
  2. Sujeita à negação: uma hipótese deve poder ser negada.

Como fazer uma hipótese projeto de pesquisa?

Deve ser simples e concisa; A hipótese não deve entrar em contradição com o seu enunciado; Em sua formulação evite termos subjetivos, como: bom, ruim, muito, pouco, etc. Seja o mais exato possível.

Quais são os tipos de hipóteses?

Dentro das hipóteses de trabalho e alternativas, existem três subtipos: hipóteses de atribuição, associativa e causal. Diferentemente das hipóteses de trabalho e alternativas, que quantificam a relação entre as variáveis, as hipóteses gerais ou teóricas estabelecem uma relação conceitual entre elas.

O que é hipótese é exemplo?

São as hipóteses que se referem a que ocorre em determinado caso; Afirmam que um objeto, uma pessoa ou um fato tem determinada característica. Exemplos: pode-se, como Freud, formular uma hipótese de que Moisés era egípcio e não judeu, ou...

Quais variáveis se pode ter em uma hipótese?

Para cada hipótese deve haver uma variável ou conjunto delas. Nos exemplos anteriores: Variáveis idade, renda familiar, ser diplomado em medicina (ou ter CRM); • Variáveis cor da pele e escolaridade; Variável fumar e ter o diagnóstico de câncer.

Quais são as variáveis de uma pesquisa?

Basicamente existem 4 tipos de variáveis de estudo: qualitativas nominais, qualitativas ordinais, quantitativas contínuas e quantitativas discretas.

Quais são as variáveis?

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Variáveis Quantitativas: são as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. ... Podem ser contínuas ou discretas.

Quais são as variáveis de um processo?

As principais variáveis envolvidas na indústria de processo são quatro: temperatura (grandeza de base), pressão (mecânica), vazão volumétrica ou mássica (mecânica) e nível (mecânica). Em menor freqüência, são também medidas a densidade (mecânica), viscosidade (mecânica) e composição (química).

Quais são as variáveis qualitativas?

As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais. – Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.

Quais são as variáveis estatísticas?

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. ... No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas.

Quais os tipos de variáveis quantitativas?

Variáveis quantitativas podem ser:

  • Discretas: quando o conjunto de resultados possíveis é finito ou enumerável. Exemplo: número de filhos, alunos numa escola etc.
  • Contínuas: quando os valores são expressos como intervalo ou união de números reais.

Qual a diferença entre variáveis quantitativas e qualitativas?

A variável qualitativa indica uma característica, uma qualidade como resposta a uma pergunta estatística. ... A variável quantitativa indica uma quantidade numérica como resposta a uma pergunta estatística e também é dividida em duas subcategorias: discreta e contínua.

O que são dados quantitativos e qualitativos?

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

O que é pesquisa qualitativa e quantitativa?

A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.

Quando se trabalha com variáveis quantitativas?

Quando se trabalha com variáveis quantitativas contínuas, torna-se necessário tomar certos cuidados, pois, muitas vezes, o pesquisador precisa definir com quantas casas decimais ele irá trabalhar, uma vez que este tipo de variável pode assumir qualquer valor numérico.

Por que é indicado organizar e agrupar dados de variáveis quantitativas contínuas?

Quando a variável em estudo é do tipo contínua, que assume muitos valores distintos, o agrupamento dos dados em classes será sempre necessário na construção das tabelas de freqüências.

Como identificar as variáveis de uma pesquisa?

As variáveis de pesquisa podem ser definidas como algo que varia, observável e quantificável — por exemplo: preconceito, aptidão física, força, resistência aeróbica, habilidade motora, sexo, idade, entre outros fatores.

Qual a diferença entre variáveis contínuas e discretas?

Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer. Uma variável contínua pode ser numérica ou de data/hora.

O que são variáveis contínuas?

Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

O que são dados contínuos?

Os dados quantitativos contínuos assumem valores em um intervalo contínuo de números. Em geral, este tipo de dado é proveniente de medições de uma característica da qualidade de uma peça ou produto. Os possíveis valores incluem "todos" os números do intervalo de variação da característica medida.

O que é uma variável em linguagem de programação?

Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. ... Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.