Para o cálculo dos custos, adota-se a Unidade de Custo Operacional (UCO), que incorpora depreciação de equipamentos, manutenção, mobiliário, imóvel, aluguéis, folha de pagamento e outras despesas relacionadas aos procedimentos.
O custo de um procedimento é obtido através do somatório dos custos dos centros produtivos, obtido através do método de custeio das seções homogêneas mais os custos dos materiais e medicamentos.
- Taxa de ocupação: uso efetivo da capacidade operacional do CC. Calculado pelo tempo (em minutos) total de uso da sala de operação + tempo gasto na limpeza e preparo da SO, dividido pelo total de horas que o CC estava disponível (7-18 horas=660 minutos) multiplicado por 100.
Gastos fixos mensais (aluguel, água, luz, telefone, salário de funcionários, insumos) costumam variar de R$ 7 mil a R$ 30 mil, dependendo do tamanho da estrutura.
Administrar estoques de medicamentos e insumos sem desperdício ou perdas é desafio diário das instituições hospitalares.
Garante o reembolso de despesas médicas, hospitalares em decorrência de acidente enquanto você estiver sob tratamento médico, se preocupando com o que mais interessa: sua recuperação.