O investimento pode variar entre R$ 8 mil e R$ 16 mil por hectare, sendo que o valor vai depender da distância entre a lavoura e o ponto de água, a condição climática e a topografia da região.
Como medir a lâmina d'água? O procedimento de verificação da existência de lâmina d'água deve realizar duas medições: a extensão da área coberta com empoçamento de água; e. a espessura da lâmina d'água nessa área.
Para se ter ideia, a planta do café necessita de cerca de 5 litros de água por dia para ter pleno desenvolvimento. No método tradicional de aspersão são gastos entre 7,5 litros e 8 litros para que a planta absorva os cinco necessários.
Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.
São mais de 20 mil pés de café, que devem render 300 sacas.
A produção da espécie de café arábica no Brasil está presente em quatro das cinco regiões macroeconômicas – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste – e ocupa uma área total de 1,5 milhão de hectares, com produção estimada em 47,37 milhões de sacas e produtividade média de 31,27 sacas por hectare em 2020.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, um pé de café produz cerca de 2,5 quilos de fruto por ano. Ao secar, esses frutos equivalem a meio quilo de grãos, o mesmo que 400 gramas de café torrado.