Significado de Maratona [Figurado] Aquilo que exige muito tempo cujos resultados são exaustivos para as pessoas que estão envolvidas em seu desenvolvimento: a deliberação do tribunal foi uma maratona de dez horas. Etimologia (origem da palavra maratona). Do topônimo Maratona/ do grego Marathon.
Segundo a lenda, em 490 a.C., um soldado teria corrido 40 quilômetros com o objetivo de chegar em Atenas para dar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. ... A maratona é considerada uma prova olímpica desde a primeira edição dos Jogos, realizado em Atenas no ano de 1896.
A maratona já vem com um objetivo: correr 42 km. Antes de correr tudo isso, é preciso se preparar com provas mais curtas e focar em alcançar o objetivo final.
Entre as provas de rua, a mais conhecida é a maratona, corrida de 42,195 km. Sua origem também remonta à Antigüidade grega. Segundo a lenda, um soldado (Feidípedes) correu da planície de Maratona até Atenas, para levar a notícia da vitória dos gregos sobre os persas.
A maratona é a corrida mais longa do atletismo. Os atletas devem percorrer um trajeto de 42,195km. Historicamente, a maratona é a última prova dos Jogos Olímpicos, e exige dos atletas um alto nível de resistência física e força. A maratona não é disputada em uma pista especial, como acontece nas outras corridas.
A corrida de resistência é o que nos leva a aumentar a nossa resistência, sendo executada por longos períodos de tempo utilizando o metabolismo aeróbico. No grupo dos primatas, o ser humano é o único animal que apresenta tal capacidade.
Maratona é a corrida mais longa do atletismo. São 42,195 km de muito esforço, desgaste, dificuldade e resistência. ... Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km fazendo o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto.
42,195 quilômetros
Basicamente, é qualquer corrida maior do que a maratona, portanto, maior do que 42 km. Por tradição a primeira distância de ultramaratona costuma ser 50 km. Contudo, uma ultramaratona pode ter: 75 km.
Exigem um bom preparo físico. Provas de corrida: também atendem pelo nome de provas de pista e dividem-se em competições de curta (100m, 200m e 400m), média (800m, 1.
Cada uma dessa corridas demanda um nível de esforço e preparação diferente para os atletas, as corridas de 100 metros são mais curtas, com isso os treinamentos devem ser focados em explosão muscular, tudo de si desde o início, as de 200 metros são curtas mas requerem uma maior resistência muscular, os atletas costuma . ...
A principal diferença está na fase aérea, uma vez que na marcha (caminhada) pelo menos um dos pés está em contato com o chão e na corrida existe um momento da passada em que os 2 pés encontram-se no ar.
Maratona: competição de longa distância, realizada somente na rua. Os atletas percorrem 42,195km. ... Marcha atlética: espécie de caminhada com regras específicas, com percursos de 20km e 50km.
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil, a caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão. Já a corrida é indicada para pessoas que têm aptidão e um maior condicionamento físico, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca.
A corrida com obstáculos acontece na prova dos 3 mil metros em pista. ... Na corrida com barreiras é possível que o atleta derrube as barreiras. Ela é disputada em 110m para homens e 100m para as mulheres. Na masculina, cada barreira tem 110 cm e pode ser derrubada sem que o atleta seja desclassificado.
São três as modalidades de revezamento medley comumente praticadas: o revezamento medley por distância, o revezamento medley por velocidade e o revezamento sueco.
O formato moderno do atletismo data do século XIX, na Inglaterra, e conta com as seguintes provas oficiais:
Nas disputas de revezamento, cada um dos quatro atletas percorre, conforme a prova, 100 ou 400 metros. Ao se aproximar do companheiro de equipe, o atleta deve repassar o bastão um tubo cilíndrico de até 30 cm de comprimento dentro da zona de passagem.
No atletismo, as corridas com barreiras se subdividem em dois grupos: as de 100m ou 110m, disputadas por atletas femininas e atletas masculinos, respectivamente, e as de 400m. O objetivo é que o atleta chegue ao final do trajeto saltando por cima de barreiras postas na pista.
Elas competem em sete provas: corrida de 100m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 20m, corrida de 80m.
Corridas com Obstáculos/Barreiras – As provas acontecem dentro de estádios, com barreiras que o atleta deve saltar. Ela é divida em quatro modalidades: 100 metros feminino, 110 metros masculino, 400 metros masculino e feminino, e 3 mil metros feminino e masculino.
Corridas com barreiras são provas do atletismo olímpico e consistem em corridas de velocidade que têm no percurso várias barreiras que os atletas têm que ultrapassar. Os 100 metros com barreiras é uma prova realizada por mulheres e é a primeira prova do heptatlo.
Nas corridas com barreiras, podemos identificar cinco fases distintas: a partida, a aproximação à primeira barreira, a transposição da barreira, a corrida entre barreiras e, por fim, a corrida da última barreira até à meta.
Parte das competições de atletismo é composta por modalidades de arremesso. São elas: arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do martelo e lançamento do dardo.
Nas provas de pista temos as corridas de velocidade (100m, 200m, 400m, corridas com barreiras e revezamentos 4x100m e 4x400m) e corridas de meio-fundo e fundo (800m, 1500m, 3000 com obstáculos, 5000m e 10000m) além da marcha atlética e Maratona (que ocorre predominantemente nas ruas).