O granito é uma mistura de quatro minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo. As misturas podem ser homogêneas, com apenas uma fase ou heterogêneas, que apresentam mais de uma fase. Assim, o granito pode ser classificado como uma mistura heterogênea, que possui mais de uma fase, que pode ser facilmente observada.
60% da extração de granito no Brasil encontra-se no estado do Espírito Santo, território já transformado em deserto verde pela Aracruz Celulose com a monocultura do eucalipto.
É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre. O granito é quase sempre compacto (sem estruturas internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil.
O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.
Ele é extraído através de cortes que o fatiam em enormes blocos. Assim que cortados, – com ferramentas e fios de diamantes – esses blocos são armazenados e ficam aguardando as próximas etapas.
Os mármores e granitos são rochas formadas dentro da terra por meio do esfriamento do magma. No interior da terra, após uma camada de manto, localiza-se uma profunda camada de rocha derretida formada através de reações dos elementos radioativos, que acaba por sofrer um processo de decomposição.
No início, o Granito é extraído das pedreiras, com Martelos Pneumáticos, Pólvoras, Fio Diamantado, Talha Blocos.No caso do Fio Diamantado, antes de se dar o corte da pedra, esta é furada com uma perfuradora tipo roque de modo a que possa passar o fio entre a pedra, só depois se dá o corte com o fio.
O mármore é um mineral mais “mole” que o granito, isto é, apresenta um índice de dureza Mohs mais baixo, além de uma porosidade muito maior. Essa baixa resistência aliada à beleza do mármore em todas as suas variações visuais o torna extremamente valioso para obras de arte e detalhes na decoração.
A maior diferença entre granito e mármore é a sua porosidade. Basicamente, o mármore é mais macio e mais poroso que o granito. O granito, cuja estrutura cristalina o torna mais resistente à abrasão, manchas e descoloração, é de fato a mais forte de todas as pedras naturais.
O mármore é uma rocha natural metamórfica composta principalmente por minerais de calcita, com coloração mais uniforme com formação de veios definidos. É menos resistente e mais poroso que o granito. ... Para o revestimento de paredes o mármore é mais indicado porque é mais leve que o granito.
7 tipos de granitos que são ideais para cozinha e dicas para a escolha certa
Mármore Travertino
O mais barato de todos é o Corumbazinho, um tipo de granito cinza com grãos pretos e brancos sobre o fundo cinza. A vantagem dos granitos cinzas, além do preço, é a neutralidade, já que o tom combina praticamente com todos os tipos de cores e decorações.
Calculo por metro quadrado M² Suponha que você vá comprar chapas de granito do tipo Amarelo Icarai que mede 1,80 x 3,00 m. Então vamos aos cálculos: multiplique a largura e o comprimento da chapa o resultado será a medida em M². Agora multiplique pelo valor do m² investido.
Como determinar a metragem quadrada de uma bancada
Cores de granito preto A pedra são gabriel, como já adiantamos no início, costuma ser a mais cara. Mas você encontra outras opções mais em conta, como o verde ubatuba – que é um verde escuro, quase preto! Confira abaixo as cores de granito preto mais bonitas para usar na sua decoração: Granito Preto Absoluto.
Um bom polimento tem a superfície espelhada....Aqui estão algumas maneiras de verificar a qualidade do granito: