Define-se egocentrismo como o conjunto de atitudes ou comportamentos indicando que um indivíduo se refere essencialmente a si mesmo.
O pensamento egocêntrico da criança fica à meio caminho entre o autismo e o pensamento socializado. ... Na fala egocêntrica a criança fala apenas de si mesma, sem interesse pelo interlocutor, não tenta comunicar-se, não espera resposta, não se preocupa em saber se alguém ouve.
A relação de posse da criança está intimamente associada a fase do egocentrismo até por volta dos 6 anos, sendo um comportamento normal. ... Entre os 3 a 6 anos a criança está mais voltada para o seu “eu” e, portanto apegada e possessiva aos objetos e aos pais.
"o egocentrismo infantil é a confusão inconsciente do ponto de vista próprio com o ponto de vista dos outros." (Piaget, 1951, p. 39). A inconsciência que leva o sujeito a confundir seu eu subjetivo com a realidade do mundo que o cerca é, de fato, elemento essencial no conceito de egocentrismo.
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. ... A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.