A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Resposta. Os dados de raios-X demonstraram que a molécula de DNA é helicoidal(um exemplo é a mola de um carro o que é helicoidal) longa e fina, contendo duas partes similares que são paralelas e correm ao longo da molécula.Com base nisso eles queriam fazer um modelo tridimensional na qual deram o nome de Dupla-Hélice.
A presença de milhares de ligações de hidrogênio na molécula de DNA contribui para a estabilidade da dupla hélice. ... Cada base nitrogenada é ligada ao carbono 1' de açúcar desoxirribose e se projeta para o interior da hélice e as cadeias de açúcar e fosfato se projetam para o exterior da hélice.
Há 60 anos, um artigo de Francis Crick e James Watson revolucionou a ciência em duas folhas de papel. Essa descoberta possibilitou, mais tarde, o sequenciamento do genoma humano e poderá ajudar, no futuro, na cura de doenças como o câncer. ...
O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A sua pesquisa incidiu nos glóbulos brancos do pus, pois estas células apresentam grandes núcleos e fáceis de isolar do citoplasma. ... O bioquímico descobriu um material de natureza ácida composta de fósforo e azoto.
Francis Crick
As moléculas de DNA têm carga negativa devido aos grupos fosfato em seus esqueletos de açúcar-fosfato, assim elas começam a se mover através da matriz de gel, para o polo positivo.
A descoberta do RNA começou com a descoberta de ácidos nucleicos por Friedrich Miescher em 1868 quem chamou o “nuclein material” desde que se encontrou no núcleo.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Ela supõe que antes das células modernas, o RNA era o material genético e era ele que catalisava as reações químicas nas células primitivas. Apenas posteriormente é que o DNA tornou-se o material genético e as proteínas os maiores componentes estruturais e catalisadores das células.
Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.
Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.