adjetivo Em que há ou expressa disfunção, mau funcionamento. [Medicina] Que apresenta suas funções alteradas ou prejudicadas: órgão disfuncional. [Figurado] Que não funciona direito; cuja função está parcial ou completamente prejudicada: seu discurso é completamente disfuncional e incoerente.
Uma família funcional é aquela que cumpre suas funções básicas de criação e desenvolvimento dos seus membros de uma forma firme e flexível, adaptada às circunstâncias e aos fatos de cada momento e que ajuda a todos a estarem sempre num processo de tomada de consciência, de aprendizagem e de crescimento.
elefanta
Portanto, podemos perfeitamente dizer: a presidente. Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta.
A gramática prescreve que palavras terminadas em -ente, como presidente, não apresentam flexão de gênero terminado em -a, já que são palavras comuns de dois gêneros, por isso não falamos “gerenta” ou “clienta”. Sendo assim, não haveria motivos embasados na teoria que nos fizessem utilizar a forma presidenta.
205). Estou citando a edição de 1972 para que futuramente não se alegue que foi o presidente Lula quem inventou “presidenta”.
Primeira-dama Refere-se sobretudo à esposa do presidente de um país, mas também se aplica aos casos de governador ou prefeito. O marido da pessoa que é eleita para um cargo político, por sua vez, é chamado de primeiro-cavalheiro.
O papel da primeira-dama evoluiu ao longo dos séculos. Ela é, em primeiro lugar, a anfitriã do Palácio da Alvorada. Ela organiza e participa de cerimônias e funções oficiais do Estado, juntamente com ou no lugar do presidente.
Art. 5º - A Primeira-Dama, quando, formalmente convidada e autorizada a se ausentar do Município para comparecer a encontros, fóruns, seminários e outros eventos oficiais relacionados às atribuições do seu Gabinete, além do transporte, fará jus a diárias, nos termos estabelecidos na Lei Municipal que as regulamenta.
A primeira-dama não é uma posição eletiva, não tem deveres oficiais e não ganha salário. Mesmo assim, ela comparece a cerimônias e realiza funções de Estado, tanto ao lado como no lugar do presidente.
Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro (Ceilândia, 22 de março de 1982) é a atual primeira-dama do Brasil. Ela é esposa do capitão reformado e 38.
39 anos (22 de março de 1982)
EsEFEx1983
Vicente de Paulo Reinaldo