Os cálculos biliares, ou litíase biliar, (“pedras” na vesícula biliar) correspondem a depósitos de líquidos digestivos “endurecidos” que se formam na vesícula biliar. Estes cálculos podem ser tão pequenos como grainhas de uvas ou atingir o tamanho de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos.
Ele descreveu calcificações nas papilas renais, denominadas atualmente “placas de Randall”, as quais pareciam o local mais provável da formação de cálculos renais.
As papilas renais são, na anatomia do rim, as saliências formadas pelos vértices das pirâmides medulares, sendo cada uma dela perfurada por 10 a 25 orifícios (área crivosa). É a região do rim responsável pela produção da medulipina.
Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.
As causas para a formação do cálculo renal podem ser divididas em vários grupos, a saber: Excesso de solutos (substâncias que precipitam na urina) como o cálcio, oxalato, fosfato, ácido úrico, cistina, etc.; Diminuição da ingestão de água e subsequente diminuição da quantidade de urina produzida (diurese);
Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que misturar duas fatias de abacaxi e dois copos de Coca-cola forma um poderoso remédio capaz de eliminar pedras na vesícula e nos rins.
Modo de Preparação – Beba 2 colheres de sumo de limão. – Beba de seguida um copo de água. – Meia hora depois, dilua 3 colheres de sopa de limão em meio copo de água. – Junte 1 colher de sopa com vinagre de maçã, mexa bem e beba.