O Pós-Impressionismo foi uma tendência artística que ocorreu na Europa, sobretudo, na França no final do século XIX e início do século XX. ... A exposição da Galeria Grafton Galleries reunia pinturas dos maiores nomes do Pós-Impressionismo: Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin.
O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem). ... Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
Pontilhismo e seus artistas brasileiros mais emblemáticos
século XX
Os artistas neoimpressionistas pesquisam a cor retínica e o espaço ótico a partir das leis da fisiologia da visão. Esses artistas acreditavam que a separação das cores transmitia uma maior vibração aos olhos do observador do que a mistura convencional dos pigmentos na paleta.
O divisionismo também designado por cromoluminarismo, refere-se a uma teoria ou a um estilo de pintura neoimpressionista, que separa as cores em pequenos pontos ou pinceladas de cor pura.
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.